Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
As ações do Projeto Escola Limpa, desenvolvidas pela Diretoria Regional de Educação 1 (DRE´ 1), aconteceram em três unidades de ensino da região sul. São elas: Escola Estadual Coronel Otávio Leite, em Cristinápolis, Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos e Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, em Itabaianinha.
Manter a escola limpa e organizada é um dever de todos. Foi com esse espírito que os alunos do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, em Itabaianinha, começaram o sábado letivo, 14. Com apresentações musicais e dinâmicas para animar os estudantes, o evento que tinha como objetivo lançar as ações do Projeto Escola Limpa na unidade de ensino, envolveu toda a comunidade estudantil em um único propósito: a preservação, conservação ao patrimônio público, proporcionando mais responsabilidade e protagonismo aos 1.141 matriculados na escola.
As ações do Projeto Escola Limpa, desenvolvidas pela Diretoria Regional de Educação 1 (DRE´1), aconteceram também em outras duas unidades de ensino da região Sul. São elas: Escola Estadual Coronel Otávio Leite, em Cristinápolis e Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, em Itabaianinha.
Quem estava entusiasmada era a aluna do 8° ano, Isabela Nascimento. Para ela, o Projeto Escola Limpa trará mudanças de paradigmas à rotina escolar. "Com a escola limpa e organizada, tenho certeza de que teremos mais prazer em estudar. A gente passa muito tempo da nossa vida aqui, portanto, é mais do que necessário estarmos em um espaço agradável", frisou.
Isaac Santos Araújo, aluno do 2° ano do ensino médio, também acredita no projeto. O jovem afirma qualquer atividade que tenha como objetivo de deixar a escola mais bonita e arrumada é válida. "Estaremos unidos para manter tudo bem organizado", complementou.
Segundo o diretor da DRE´ 1, professor Franz Russemberg, a escola viverá uma nova fase em sua trajetória. "Assim como as outras unidades que recebem esse projeto, o Monsenhor Olímpio Campos se tornará uma escola-modelo nas suas ações. Nessa perspectiva, o objetivo é criar essa cultura de pertencimento para que, cada um, saiba que esse espaço é seu e de toda a comunidade, por isso, devemos cuidar e conservar", assegurou o gestor.
Sucesso do ambiente escolar
Durante a programação, uma palestra ministrada pelo coordenador da Divisão Pedagógica da DRE´1, professor Antônio Bispo de Oliveira Neto, deixou os alunos empolgados. Com o tema ‘A importância da conservação ao patrimônio público para o sucesso do ambiente escolar´, foram apresentadas dicas e sugestões de como a comunidade deverá lidar com determinadas situações em que envolvem a preservação, conservação e manutenção do espaço, além disso, os estudantes fizeram uma imersão da importância do patrimônio público.
De acordo com o palestrante, o intuito da aula expositiva é justamente fazer com o que o aluno se sinta motivado quanto às suas ações na unidade escolar. "O projeto Escola Limpa é muito mais que fazer a limpeza da escola, o objetivo é não sujar, esse é o comprometimento que cada membro dessa comunidade precisa assumir. Escola limpa não é só o papel no chão, mas também da parede que não se risca, da carteira que não se destrói, da sala que não fica sucateada. Logo, é preciso a contribuição de todos para construirmos um ambiente confortável e agradável para termos mais satisfação em estudar", disse Antônio Neto, em conversa com os estudantes.
Para socializar experiências, o sábado letivo contou com a presença de oito alunos da Escola Estadual Dom José Vicente Távora, escola pioneira nas ações do projeto Escola Limpa. A unidade se tornou referência para a região Sul e alcançou ótimos resultados internos, como o aumento de matrícula no ano letivo de 2018. Os alunos convidados contaram como é trabalhado a conservação da escola na prática.
O gestor do Monsenhor Olímpio Campos, professor Francisco Louglas, também não escondeu o entusiasmo em fazer parte da iniciativa. Ele reforça que os estudantes precisam se comprometer com a conservação do espaço. "É um projeto que parte do coletivo e é necessário que estejam todos integrados para o sucesso da nossa escola", ressaltou.
Ao fim das atividades, a equipe diretiva fez a entrega das salas-modelo, com as carteiras devidamente enumeradas. Nesses ambientes foram executados os serviços de pintura, limpeza, trabalho conduzido por servidores de apoio habilitados e voluntários. Além disso, a escola também executou a recuperação de 300 carteiras e manutenção dos bebedouros.













