Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Recursos Humanos/ Serviço de Desenvolvimento de Liderança (Sedel) / Divisão do Bem-Estar de Pessoal (DRH/ Dibem), promoveu nesta segunda-feira, 8, no auditório Hermínia Caldas, em Aracaju, um encontro educativo abordando a temática de saúde e segurança no trabalho e liderança feminina.
O evento objetivou a apresentação da proposta de trabalho da Dibem, com as frentes de Arte, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem. Na ocasião, a coordenadora da Dibem, Jackeline Costa Oliveira Feitosa, apresentou as ações do setor voltadas para o bem-estar dos servidores, tendo como eixos: prevenção, integração e valorização. Ela destacou ainda a importância da utilização de recursos tecnológicos e meios digitais como estratégia para facilitar a comunicação dos servidores com os programas ofertados, viabilizando assim a democratização de acesso e a possibilidade de alcance para toda a rede de educação estadual.
A comunidade escolar interessada em saber mais poderá procurar a equipe técnica no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, situada à rua Gutemberg Chagas, Distrito Industrial de Aracaju, anexo 2, sala 14, para acolhimento de demandas presenciais. "Juntos iremos batalhar em prol da saúde e do bem-estar de todos os servidores da educação, disse o diretor da Sedel, professor Anselmo Vieira.
O psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Sergipe, Elder Freitas, (Cerest/SE), trouxe reflexões assertivas sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, relatando que a educação foi uma das atividades que mais apresentou registros em saúde mental durante a pandemia. Ele sinalizou a pertinência de eventos como este que despertam o trabalhador para a necessidade do autocuidado, da compreensão de seus limites, reconhecendo quando se faz necessário buscar ajuda e atendimento profissional.
Numa parceria com o Sebrae-SE, os participantes do evento foram agraciados com a fala da especialista em Educação e empresária, Michely Dias Rosa, que tratou da temática liderança feminina. Ela apresentou um percurso histórico do papel da mulher na sociedade, destacando os desafios, preconceitos e dificuldades enfrentadas para o devido acesso a direitos como educação, equidade de gênero, direito ao voto, dentre outros. Também alertou para a necessidade de cuidados com a saúde física e mental materna, tendo em vista a exaustiva jornada de atribuições advindas dos diversos papéis desempenhados na vida profissional e pessoal, valendo destacar a importância do fortalecimento da rede de apoio e do acolhimento das demandas de cuidado.
Ao final do evento, a gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA/Seduc), Gilvânia Guimarães, fez uso da palavra para destacar a relevância dos temas tratados, solicitando que este evento pudesse ser realizado nas diretorias regionais, haja vista a necessidade de implementar ações de acolhimento e cuidado com o servidor da educação, manifestando seu agradecimento a essa iniciativa promovida pelo DRH da Seduc.





