Reunião marcou encerramento do exercício 2025, com validação dos recursos do Fundeb, do Ensino Médio em Tempo Integral e do Programa de Educação de Jovens e Adultos
Autora: Michele Becker
O Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em Sergipe aprovou por maioria os recursos do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), referentes ao exercício de 2025. A deliberação ocorreu durante a sétima sessão ordinária da gestão 2025–2028, realizada nesta quarta-feira, 4.
Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram por maioria a Ata da Sexta Sessão Ordinária realizada em 10 de dezembro de 2025, além de analisarem os demonstrativos e relatórios financeiros apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
De acordo com o presidente do Conselho Estadual do Fundeb, professor Edson Costa, a reunião representou um momento decisivo de fechamento e avaliação do trabalho realizado ao longo do ano. “Encerramos hoje o ciclo 2025, então foi o momento em que pudemos apreciar todas as contas, mais uma vez com a participação de todos os nossos colegas e conselheiros, que têm muita responsabilidade de acompanhar de perto o funcionamento, a execução e os gastos dos recursos públicos do nosso Estado, por meio da Seed. As contas foram aprovadas, validando, pelo nosso controle social, o trabalho de excelência que a Secretaria de Estado da Educação vem executando”, concluiu.
A atuação do Conselho Estadual do Fundeb é fundamental para assegurar a transparência e a correta aplicação dos recursos destinados à educação pública, fortalecendo o controle social e a gestão responsável dos investimentos educacionais em Sergipe.
Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é a principal fonte de financiamento da educação básica pública no Brasil. Seus recursos são destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, bem como à valorização dos profissionais da educação, garantindo o funcionamento das escolas, a melhoria da infraestrutura, a ampliação de políticas educacionais e a qualidade do ensino ofertado aos estudantes. Em Sergipe, o Fundeb é essencial para assegurar o acesso, a permanência e o avanço da educação pública em todas as etapas e modalidades.
Fotos: Maria Odília






