Contagem regressiva para o Enem mobiliza estudantes da rede pública estadual de ensino em Sergipe

Ações do programa Pré-Uni e projetos escolares reforçam apoio aos alunos com aulões, simulados e revisões

Por Jennifer Nyrla (estagiária)

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 9 e 16 de novembro, aumentam a expectativa e a intensidade da rotina de estudos dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Para apoiar os candidatos nesta reta final, o Programa Pré-Universitário (Pré-Uni), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), organizou um cronograma especial de atividades, que inclui aulões temáticos, simulados presenciais e on-line, revisões e encontros preparatórios.

A coordenadora do Pré-Uni, Gisele Pádua, destaca que faltando oito semanas para a realização do exame é essencial que os estudantes mantenham foco e estratégia. “É importante analisar os erros e acertos e treinar nessa reta final. Além disso, a rotina de sono, boa alimentação e descanso são fundamentais e contribuem para o bom desempenho dos estudantes”, ressalta.

Entre as ações programadas estão os aulões de Ciências da Natureza e Matemática, nos dias 20 e 27 de setembro, o simulado on-line, disponível de 6 a 25 de outubro, o aulão de Atualidades e Redação, em 11 de outubro, a ‘Tardezinha do Enem’, em 17 de outubro, além do ‘Revisa Enem’, no fim de outubro, e da ‘Revisão Final’, marcada para 7 de novembro, dois dias antes da primeira prova.

Além do reforço do Pré-Uni, muitas escolas também desenvolvem ações internas para engajar e preparar os estudantes. No Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, professores e gestores organizaram o projeto Enem em Foco, que reúne revisões, rodas de conversa, simulados internos e aulas com professores convidados.

Segundo a diretora da unidade escolar, Magali Barros, a preparação para o exame é trabalhada ao longo de todo o ano letivo. “Todas as atividades que desenvolvemos também são voltadas para o lado emocional, até porque eles precisam estar preparados psicologicamente para organizar o tempo e realizar a prova”, frisa.

O professor Marcus Éverson reforça que o objetivo é dar ao estudante uma vivência mais próxima da realidade do exame. “É importante que eles saibam como as provas do Enem são estruturadas, além de treinar as competências e habilidades necessárias para realizar a prova de forma segura”, explica.

Para os alunos, a experiência tem feito a diferença. O estudante Klauber Gilton, que sonha cursar Engenharia Elétrica, contou que o projeto o ajudou a superar a ansiedade. “Com ajuda dos professores, estou conseguindo organizar minha rotina de estudos. Com muito esforço, tenho certeza de que estou sendo bem preparado”, afirma.  

Fotos | Ascom Seed

Notícias Anteriores