Manifestações culturais, danças, brincadeiras e desfiles foram apresentados pelos alunos
Por Heidy Souza (estagiária)
Visando reunir as unidades de ensino para juntos exaltar a cultura nordestina, a Diretoria Regional de Educação 4 (DRE 4), situada em Japaratuba, realizou nesta sexta-feira, 14, na quadra do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, em Capela, a edição do Festival Junino da Educação (Fejune) com o tema “Nosso lugar é nossa cultura. Essência da nossa alma nordestina”.
O evento iniciou-se no período da manhã com uma carroceata realizada pela Escola Estadual Professora Maria Berenice Barreto Alves. Já no turno da tarde, a quadra do Edélzio Vieira lotou com a presença de sete escolas estaduais, que trouxeram em suas apresentações as manifestações religiosas, as danças, expressões artísticas e a culinária presente nos festejos juninos.
Na cidade de Capela, popularmente conhecida pela Festa do Mastro, que acontece no fim do mês de junho, no dia de São Pedro, também há outras manifestações culturais, como a Saramandaia e os Bacamarteiros. Esse foi um dos motivos pelo qual a diretora da DRE 4, Maria Luiza Omena, explicou a escolha do tema .”Pela valorização da nossa cultura. A cidade de Capela é muito vasta em cultura, tem os folguedos e inúmeras brincadeiras que todos conhecem, então trouxemos escolas para poderem vivenciar essa cultura”, disse.
A Escola Estadual Irmã Maria Clemência escolheu como tema da barraca a Saramandaia, uma festa tradicional da cidade na qual, no início do mês junino, grupos folclóricos e bandas saem às ruas arrecadando brindes para a festa do Mastro.
A estudante Victória Lima do 3° ano falou sobre a escolha do tema. “Saramandaia foi algo que pensamos de imediato. É a nossa cultura, a galera se envolveu bastante e deu esse resultado lindo”, completa Victória.
Brincadeiras e folguedos
As brincadeiras juninas estiveram presentes na festividade, como o casamento caipira, dança da laranja, brincadeiras do ovo na colher, dança da cadeira e casal forrozeiro. Além dessas brincadeiras, aconteceu também o tradicional desfile das rainhas.
O secretário de Estado da Educação e Cultural de Sergipe, Zezinho Sobral, acompanhado do superintendente da Educação, Edson Costa, e da diretora da Regional de Educação 4, Maria Luiz Omena, esteve presente ao evento e falou sobre a força cultural ainda existente e a importância das escolas fortalecerem cada vez mais a partir de atividades como essas. “Traz o sentimento de pertencimento, além dos estudos das tradições, das religiosidade e também da familiaridade com a sergipanidade”, finaliza o secretário.
Fotos | Raylander Araújo (estagiário)












