Décimo terceiro Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe fortalece inovação e acesso à leitura

Encontro acontecerá na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, em Aracaju, e reunirá profissionais de todo o estado em torno do fortalecimento da rede e da qualificação dos serviços oferecidos à população

Autora: Paula Toquinho


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe (SEBP-SE), vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed), promove nos dias 15 e 16 de abril, o 13º Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas. O encontro acontecerá na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, em Aracaju, e reunirá profissionais de todo o estado em torno do fortalecimento da rede e da qualificação dos serviços oferecidos à população. O SEBP-SE integra os 75 municípios sergipanos, articulando ações que fortalecem a presença das bibliotecas públicas em todo o território estadual.

Com o tema “Bibliotecas Vivas: Inovação, Acolhimento e Direito à Leitura”, a iniciativa propõe uma reflexão sobre o papel das bibliotecas públicas na contemporaneidade. Mais do que espaços de preservação de acervos, esses ambientes vêm se consolidando como centros de convivência, aprendizagem e promoção da cidadania, ampliando o acesso à informação e incentivando práticas leitoras.

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, Juciene Maria Santos de Jesus, o evento representa um momento estratégico para o avanço das políticas públicas voltadas ao livro e à leitura no estado. “Este encontro fortalece nossa rede e amplia as possibilidades de atuação das bibliotecas públicas. É um espaço de construção coletiva, onde reafirmamos o compromisso com a democratização do acesso à leitura, à informação e ao conhecimento”, destaca.

A programação inclui palestras, oficinas e socialização de experiências entre bibliotecários, gestores, técnicos e mediadores de leitura. A proposta é fortalecer a atuação integrada da Rede de Bibliotecas Públicas de Sergipe, estimulando o diálogo e a construção de soluções conjuntas para os desafios do setor.

Um dos destaques dessa edição é o debate sobre a modernização e automação da gestão de acervos. Nesse contexto, será apresentada a Plataforma Koha, sistema integrado de gerenciamento bibliotecário que possibilita maior organização dos acervos, integração entre unidades e ampliação do acesso público às informações.

Com a realização do encontro, o SEBP-SE consolida sua estratégia de fortalecimento da Rede de Bibliotecas Públicas de Sergipe, investindo na formação continuada dos profissionais e na modernização dos serviços, em alinhamento às políticas de promoção do livro, da leitura e da cidadania.

Programação:

DIA 15 – Manhã

08h – Credenciamento e acolhimento dos participantes
Coffee break
Momento artístico e cultural:
Projeto Eremita – Voz e Violão com Valtenison Januário dos Santos Saha, Biblioteca Comunitária do Santa Maria

08h30 – Abertura Institucional
Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe – Juciene Maria Santos de Jesus
Representante da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

08h50 – Atuação do SNBP no Fortalecimento das Bibliotecas Públicas – Marina Rabelo – Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas MINC

09h30 – Palestra
A Voz dos Livros: escuta e comunhão na palavra literária
Prof. Dr. Fernando Mendonça (doutor em Teoria da Literatura, Mestre em Letras, Bacharel em Biblioteconomia, Escritor e Professor – UFS)

10h10 – Momento Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas:
Apresentação do Projeto +Leitura +Escrita (vencedor do 13º Concurso de Ajudas do IBERBIBLIOTECAS)
Apresentação das bibliotecas contempladas com o Projeto +Leitura +Escrita

11h10 – Apresentação da Plataforma Nacional de Cadastro
Monicque Raphaelle Imbassahy Santos

12h – Almoço
(Palestra virtual)

DIA 15 – Tarde

13h30 – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe:
Organização de Acervos Bibliográficos – Joyce Dayse de Oliveira Santos (Bibliotecária – BPED)

14h – Apresentação da Plataforma Koha

O que é o Koha: Informatizando Bibliotecas
Demonstração do funcionamento do sistema
Perspectivas de implantação no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe – Sebastião Lima Filho (Coordenador da Biblioteca Demonstrativa de Brasília)

15h – Debate e esclarecimento de dúvidas sobre a Plataforma Koha

16h – Coffee Break e encerramento das atividades
(Palestra virtual)

DIA 16 – Manhã

08h – Acolhimento dos participantes
Coffee Break
08h30 – Apresentação das ações de incentivo à leitura e fomento cultural da Biblioteca Estadual Epiphanio Dória
Paula Tauana, Anatecia Silva, Cláudia Nên, Sônia Kerner, Shayana Lobão e Andrezza Barbarini, Myrta Shirlei (Equipe BPED)

09h – Apresentação do Edital Proler Bibliotecas
Hanna Gledyz (coordenadora de Promoção da Leitura na Diretoria do Livro, Leitura, Literatura de Bibliotecas – Ministério da Cultura)

09h30 – Intercâmbio de experiências da biblioteca estadual, municipais e comunitárias de Sergipe:
Projeto Clube do Livro para Pessoas Idosas: Caminhos da Longevidade da Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes
Verônica Cardoso/Aracaju – SE
Contação de história na primeira infância da BPM Profª. Elisabete Soares dos Santos e Fabiana São Pedro / Monte Alegre – SE
Projeto Visitando a Biblioteca BPM Monsenhor Silveira
Bartira Dyacuí/Estância – SE
Ações Culturais na BPM Frei Honório Rito de Leão Brasil
Meire Freitas/Porto da Folha – SE
Projetos Comunitários de Incentivo à Leitura BCM Jeane Caldas
Ana Carla/Amparo do São Francisco – SE

12h – Almoço
(Palestra virtual)

DIA 16 – Tarde

13h30 – Sistema de Bibliotecas Públicas de Sergipe:
Avanços e perspectivas futuras – Juciene Maria Santos de Jesus (Coordenadora do SEBP/SE)
Gerenciamento de dados estatísticos – Dilma Santos (BPED)

14h – Palestra
Cultura Sergipana: de Sílvio Romero a Aglaé D’Ávila Fontes
Prof. Dr. Wagner Lemos

14h30 – Doação de livros dos autores
Anderson Barbosa Morais – Invisíveis: a cidade que ninguém vê
José Denivaldo dos Santos – O paciente do leito 7
Wagner Lemos – Cultura Sergipana: de Sílvio Romero a Aglaé D’Ávila Fontes

15h – Coffee Break e encerramento  

Foto: Arquivo Seed

Notícias Anteriores