Departamento de Alimentação Escolar da Seduc planeja inovações e fortalecimento da merenda para 2025

O planejamento inclui cardápio inovador, valorização da agricultura familiar e novas ações de educação alimentar

Ascom/ Seduc

Em uma reunião estratégica realizada nesta quarta-feira, 13, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) alinhou as últimas entregas do ano de 2024 e definiu o planejamento para 2025. O encontro contou com a presença de técnicos das diretorias da Seduc, que discutiram as metas finais do ano e inovações para o próximo ciclo, com o compromisso de assegurar aos estudantes uma alimentação de qualidade. 

A diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, destacou que 2023 foi um ano especial, no qual o comprometimento de todos permitiu o cumprimento das metas e fortalecimento do sistema de alimentação escolar, que serve mais de 210 mil refeições mensais em todo o estado. “O planejamento da reunião inclui a revisão das entregas finais de 2024, como o monitoramento da qualidade e pontualidade na distribuição de gêneros alimentícios, o fechamento de relatórios financeiros e de avaliação, além de ajustes na gestão de estoques para evitar desperdícios e otimizar o uso dos insumos disponíveis até o encerramento do período letivo”, afirmou. 

Entre os avanços alcançados nos últimos anos, destacam-se a inclusão de novos itens no cardápio, como a inclusão do camarão na merenda e o fortalecimento da agricultura familiar, que tem contribuído para uma alimentação mais nutritiva ao valorizar produtos locais.

Para 2025, o Departamento de Alimentação Escolar delineou iniciativas que irão mudar a alimentação escolar em Sergipe. Entre as novidades, estão o fortalecimento do projeto de Educação Alimentar e Nutricional, que contará com oficinas e feiras para promover hábitos saudáveis entre os alunos; a ampliação das parcerias com produtores locais, com o objetivo de incrementar o uso de ingredientes frescos; e inovações no cardápio, incluindo novas receitas regionais e uma maior variedade de nutrientes para atender às necessidades nutricionais dos estudantes.

“O sistema de alimentação escolar continuará a ser aprimorado, com foco em atender toda a rede estadual com segurança e pontualidade. O ano de 2025 será uma oportunidade para expandir as iniciativas bem-sucedidas e implementar novas ideias que reforcem a merenda escolar como um componente fundamental do aprendizado e do desenvolvimento integral dos estudantes sergipanos”, complementa a gestora.  

Fotos: Maria Odília

Notícias Anteriores