Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
As ações que serão executadas neste ano pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação (DED/SEED), estão sendo apresentadas, desde a última terça-feira, a todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Em continuidade a essa série de visitas, o DED/SEED reuniu-se nesta sexta-feira, 15, com a DRE 8, que compreende as escolas estaduais da Grande Aracaju.
Durante o encontro, que reuniu diretores e coordenadores escolares das 60 escolas circunscritas à DRE 8, a diretora do Departamento de Educação, Gabriela Zelice, fez uma apresentação da estrutura administrativa e das principais atribuições do DED, antes de elencar os principais projetos e programas que serão postos em prática pela SEED em 2016.
De acordo com Zelice, cabe ao departamento propor melhorias para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem a partir dos indicadores educacionais, como também estabelecer políticas públicas para a formação continuada dos docentes, "além de proporcionar suporte para a construção dos projetos pedagógicos das escolas da rede estadual", afirma Gabriela Zelice.
Planejamento 2016
Na oportunidade, os chefes dos serviços (SEF, SEMED, SEPRO, SEJA, SEDH) e dos núcleos (NECAM, NEPAC) estão apresentando as principais ações para o ano de 2016. Dentre essas, destacam-se o Sergipe Alfabetiza Mais, a Escola Educa Mais, a Matrícula on-line, a ampliação da Educação Profissional, e outros.
"Dessa forma, os projetos apresentados apontam as metas e as ações desafiadoras a serem realizadas em 2016, vislumbrando a melhoria da qualidade de ensino, consequentemente a elevação dos indicadores educacionais e a erradicação do analfabetismo", declarou Gabriela Zelice.
Base Nacional
Ainda durante o encontro, Gabriela Zelice aproveitou para dar continuidade à mobilização para tratar da elaboração do Documente da Base Nacional Comum Curricular (BNC).
De acordo com a diretora do DED, que é também coordenadora em Sergipe da Comissão Estadual da Base Nacional, a BNC vai tornar claros os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o final do Ensino Médio.
Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica, e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos, conforme explica Zelice.





