Desfile estudantil em alusão ao 7 de Setembro celebra o tema Alfabetizar pra Valer

Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc

Escolas da rede pública de ensino participam do tradicional desfile em alusão com a participação de um grande público na avenida

 

As escolas da rede pública de ensino abrilhantaram o desfile cívico para celebrar o 197º ano da Independência do Brasil, na manhã deste sábado, 7.  Com o tema Alfabetização Pra Valer – Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, estudantes de 16 escolas da rede pública de ensino participaram desse evento festivo, além de três escolas da rede particular e o Instituto Federal de Sergipe. Apresentando o Pacto Sergipano ao grande público, os estudantes do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, localizado no bairro Bugio, em Aracaju, carregaram o escudo Alfabetizar Pra Valer e realizaram uma performance com o grupo de dança Black White.

 

Os alunos da Diretoria de Educação de Aracaju com a representação do Pelotão de Bandeiras dos Estados; a Banda Marcial Marcelo Déda; a representação do Pelotão de Estandartes dos Municípios de Sergipe; a Corporação Musical Dr. Milton Dortas e do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, da DR02, em Simão Dias, e em seguida, alunos da Escola Estadual Diomedes S. da Silva desfilaram e fizeram parte da abertura do desfile estudantil.Para o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho, levar para avenida o desfile estudantil é celebrar o civismo e motivar que os jovens continuem com o amor à Pátria, além de lembrar do ato histórico que foi o dia 7 de Setembro.

 

Na ocasião, o representante da Secbanda entregou ao Governador Belivaldo Chagas e ao Secretário da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto, o troféu representando o  desfile da Independência do Brasil com o tema do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa. A aluna do Centro de Excelência Maria das Graças Azevedo Melo, localizado no Bairro Porto Dantas, em Aracaju, Adriele Jesus Santos, estava muito feliz em fazer parte do desfile tocando na banda marcial da escola. Ela conta que é a segunda vez que compõe um pelotão. A professora de matemática da unidade, Paula Regina Matos, conta do engajamento dos alunos com a finalidade de participar desse momento importante da história do Brasil. "É uma satisfação muito grande para eles", comenta. Com a presença expressiva de populares, o desfile é prestigiado por pessoas de todas as idades. A diarista Josivalda dos Santos vem à Barão de Maruim em todo dia 7 de setembro dos últimos dez anos.

 

A emoção provocada pela apresentação dos policiais militares é o que faz Josivalda acordar cedo, pegar o banquinho e procurar um lugar bem localizado para não perder nenhum detalhe. A mesma emoção é compartilhada pelo Sub-oficial da Marinha, Jurandy dos Anjos, prestigiando, este ano, pelo lado de fora da cordinha. Ao lado da família, ele aclama com alegria o trabalho dos colegas que protegem o estado de Sergipe e a nação brasileira. 

 

A conscientização em relação ao meio ambiente também fez parte das orientações realizadas em sala de aula antes mesmo do desfile. Com uma bolsa plástica em mãos, o professor de língua portuguesa Antônio Costa, com a ajuda dos alunos da Escola Estadual 17 de Março, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju, estava recolhendo os copos de água descartáveis e as caixinhas de suco usadas pelos próprios estudantes. Ele conta que depois esse material será levado para a escola e descartado da maneira adequada, pois lembra que essa é uma ação que não deve ser esquecida mesmo em dias de festa.  Houve um pelotão representativo da DRE 8 contando com a banda marcial do Colégio Estadual Leão Magno Brasil e alunos do Colégio Estadual Juscelino Kubistchek.

 

A programação do desfile continuou com as escolas particulares: Colégio Pio Décimo, neste ano homenageando o professor José Sebastião dos Santos, além do Colégio Sonho Meu e Colégio Brasil. 

 

O desfile cívico-militar dos 197 anos da Independência do Brasil foi finalizado com o desfile comunitário representado por associações, federações, sindicatos, clubes de escoteirismo, Lojas Maçônicas e bandas filarmônicas. 

Notícias Anteriores