Por Silvio Oliveira
Fonte: Ascom/ Seduc
Unidade escolar promoveu um dia de relaxamento e lazer para que os alunos dos 2º anos do ensino fundamental simulassem com tranquilidade o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica
O Colégio Estadual José Augusto Ferraz, unidade de ensino da rede estadual localizada no bairro Industrial, em Aracaju, realizou nesta sexta-feira, 6, um dia especial para os estudantes dos 2º anos do ensino fundamental. Ao chegarem à escola, os alunos foram acolhidos com atividades de relaxamento e culturais. Ao término, eles foram conduzidos às salas de aula para responder aos simulados de português e matemática nos mesmos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os professores mudaram de turmas para que os alunos tivessem o contato com o orientador que não é o mesmo do dia a dia da escola, justamente como acontece no dia do Saeb. Os alunos responderam a 44 questões distribuídas em blocos de 11 questões. “É o que vejo em sala de aula, tive mais dificuldade nas perguntas de Português do que de Matemática”, avaliou Cristian Lucas.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem a finalidade de avaliar a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas e privadas de todo o país e será realizado entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro. A Fundação Cesgranrio é responsável pela aplicação e análise dos dados. Utilizando o método de amostragem, em que haverá sorteio das escolas públicas e privadas que irão participar, o 2º ano do Ensino Fundamental fará as provas de Língua Portuguesa e Matemática.
A mesma metodologia de amostragem vai ser utilizada somente para a realização das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza nos 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviará um e-mail para as escolas sorteadas informando sobre a participação. As provas serão realizadas em uma data diferente das avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, e o aluno só realiza um teste de Ciências da Natureza ou Humana.
De forma censitária, ou seja, os alunos de todas as escolas públicas que estão no 5º e 9°anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio irão responder às provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na Educação Infantil não há testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preenchem questionários contextuais on-line.
A diretora do Colégio Estadual José Augusto Ferraz, Terezinha de Carvalho Sobral, lembrou que o Saeb já vem sendo trabalhado ao longo do ano letivo, com a realização de revisões durante a semana de aulas. O que está acontecendo é a intensificação das atividades com os simulados. “Estamos realizando simulados nos mesmos moldes, sem traumas de ser uma prova. Muitos deles ficam nervosos, e tendo esse contato, eles não têm surpresas no dia da avaliação e respondem de forma mais prazerosa”, disse, acrescentando que o simulado é o segundo dia mais importante na preparação para o Saeb, já que o primeiro é o dia da avaliação.
A professora Akistênia Euza Santos, ao aplicar o simulado, disse que já vem realizando atividades desde o primeiro semestre letivo. “O Dia F contou com 100% de presença e que tenhamos também bom aproveitamento”, afirmou.






