Evento mostrou resultado das ações pedagógicas na representatividade dos festejos juninos sergipanos
Autor| Keven Samuel (estagiário)
O Festival Junino da Educação (Fejune) segue com força total por todas as diretorias regionais, mostrando o resultado das atividades pedagógicas das escolas públicas voltadas para a cultura e tradições. No Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju, estiveram reunidos alunos de 33 instituições de ensino da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). As unidades escolares se uniram em equipes para realizar as sete tarefas da 3° Gincana Junina – Forró, Arte e Tradição. As provas envolveram a criatividade, o trabalho em equipe e o espírito junino dos alunos, que incluíram a construção de barracas temáticas, apresentações vibrantes de quadrilhas e uma degustação de comidas típicas, avaliadas por um júri.
De acordo com a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães, “as tarefas abrangeram apresentações de alunos, professores e merendeiras, envolvendo a comunidade escolar na celebração dos vestidos juninos de Sergipe. Com 33 escolas e seis equipes, vivenciamos mais um ano de sucesso da nossa Gincana Junina”.
A professora de Geografia da Escola Estadual Rodrigues Dórea, Priscilla Dantas, elogiou as dinâmicas realizadas. “O Festival Junino da Educação foi maravilhoso e celebrou a cultura nordestina. Todos os participantes se entregaram de coração para fazer do evento um sucesso. A realização do evento no Gonzagão foi uma ótima escolha”, opinou.
A diretora do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, Alessandra Souza, dança quadrilha com o professor de matemática do Colégio Estadual 8 de Julho, Anthoniberg Carvalho, desde 2010 e no ano de 2023, surgiu a oportunidade de juntar as equipes das duas unidades escolares para a Gincana Junina da DEA. “É uma alegria que a gente proporciona aos nossos alunos, incentivamos eles a participar desse momento especial”, afirmou Alessandra.
A estudante do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, Evellyn Carolayne, contou que dançou quadrilha pela primeira vez no evento. “É uma experiência incrível. Contamos sempre com o apoio do colégio e juntamos os casais para se apresentar, dançar e se divertir. Demonstramos com muito amor e determinação tudo que aprendemos juntos durante os ensaios. Estou muito feliz. Era um sonho e conseguimos realizar”, destacou.
A estudante da Escola Estadual General Siqueira, Bruna Santos, conta que faz parte da equipe ‘Saroio da Educação’. “Ficamos responsáveis pela dança e pela decoração. Arrasamos na preparação da quadrilha e na coreografia do desfile do casal. A nossa barraca está maravilhosamente linda”, enfatizou.
A diretora do Colégio Estadual 17 de março, Shirley Ramalho, destaca a importância de eventos que reúnam as tradições da população. “A união dos nossos estudantes é fundamental para o trabalho da nossa equipe, intitulada ‘Escalifando’. Viemos com muita expectativa para a competição, envolvendo estudantes, professores e servidores”, finalizou.
Também aconteceu o festival nas diretorias regionais de Educação 2, 7 em Porto da Folha. A próxima Diretoria Regional a realizar o evento será a 1, em Estância, e a 8, em São Cristóvão.
Fotos: Keven Samuel (estagiário)












