Diretoria de Educação do agreste sergipano passa a funcionar em prédio histórico em Itabaiana

Antigo prédio da Escola Estadual Guilhermino Bezerra requalifica e passa a ofertar serviços administrativos e educacionais na região

Autor: Silvio Oliveira


O Governo de Sergipe, por meio da Secretária de Estado da Educação (Seed), inaugurou, nesta segunda-feira, 21, a requalificação do antigo prédio da Escola Estadual Guilhermino Resende, que passa a funcionar a nova sede da Diretoria Regional de Educação do Agreste Central Sergipano (DRE3), em Itabaiana. Trata-se de um prédio histórico, datado de 1936, que teve suas instalações adequadas para acolher os funcionários desta regional, na oferta de serviços a mais de 31 unidades escolares, em 14 municípios. A obra contou com um investimento de R$ 361.326,45 e readequa um prédio que documenta a história educacional da região.

O governador Fábio Mitidieri participou da solenidade de inauguração e conheceu todos os compartimentos, desde as salas administrativas ao memorial que resguarda a história da Escola Estadual Guilhermino Bezerra. “É uma Diretoria Regional importante, contando com 31 escolas, e necessitava de um prédio que trouxesse mais conforto aos serviços para a comunidade de alunos, de professores e de pais. Que a gente possa continuar evoluindo e qualificando os serviços da educação”, afirmou.

Construído em 1936, o prédio que abrigou a Escola Estadual Guilhermino Bezerra é um dos mais significativos marcos arquitetônicos e educacionais de Itabaiana. Localizado no coração da cidade, o edifício de linhas imponentes e detalhes construtivos típicos do período tornou-se referência para gerações de estudantes e professores, consolidando-se como um símbolo de memória e identidade para a comunidade.

Representando o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o secretário executivo da Seed, Marcel Resende, destacou que a requalificação de um prédio histórico para ofertar serviços administrativos é de grande significância, já que, além de prestar serviços à sociedade com mais qualidade e conforto, resguarda a memória da antiga escola, da diretoria regional e do homenageado. “É um prédio amplo, programado para ser um espaço educacional desde sua construção, centenário e que, agora, foi adaptado para ofertar serviços com maior qualidade para toda a região do Agreste”, ressaltou. 

O Memorial consta com todas as bandeiras dos municípios circunscritos à regional, placas alusivas às reformas, de inaugurações e de obras da antiga Escola Guilhermino Bezerra, resoluções, prêmios e um histórico dos diretores, desde 1971 até 2023, além da história do homenageado. Também consta a Galeria de Diretores da DRE 3.

O diretor da DRE 3, Gladston Santos, ressaltou a inauguração como um momento de celebração, de gratidão, por estar ali reunidos com os técnicos que ajudaram a construir a história ao longo dos anos, além de ex-diretores regionais e pais de alunos. “Foi um momento de muita alegria inaugurar a sede própria da DRE3. Que a luta continue para que nossos estudantes tenham qualidade no ensino. Resta-nos a história do Guilhermino Bezerra, a relação de todos os diretores que aqui passaram e agradecer a todos que aqui construíram a história e contribuíram com a educação do agreste”, destacou.

Prédio histórico

Quando foi inaugurado, em 15 de março de 1953, o então chamado Grupo Escolar Guilhermino Bezerra passou a funcionar no prédio já existente, que, à época, representava um projeto educacional moderno e ambicioso para a região. Desde então, as paredes centenárias acompanharam a evolução do ensino público sergipano, acolhendo milhares de alunos e profissionais da educação ao longo das décadas.

A importância histórica do prédio transcende a função educacional, ele é testemunha do desenvolvimento urbano e cultural de Itabaiana. Suas salas amplas, janelas altas e arquitetura singular continuam despertando admiração e preservando a memória de uma época em que a educação se firmava como ferramenta de transformação social.

Hoje, mesmo diante da nova demanda, o prédio de 1936 segue como um monumento à educação, um espaço de convivência e aprendizado que honra o passado e inspira o presente.

Fotos: Maria Odília

Notícias Anteriores