Diretoria Regional de Educação 1 comemora o Fejune 2024 com a comunidade escolar

Diversas atrações culturais marcaram o evento, que celebrou a tradição junina

Autor | Keven Samuel (estagiário)

O Festival Junino da Educação (Fejune) continua trazendo alegria e tradição para a comunidade escolar. A Diretoria Regional de Educação 1 (DRE) realizou sua edição no Centro de Excelência Senador Walter Franco, em Estância, e o entretenimento foi garantido! Alguns dos destaques do evento foram as apresentações culturais, com danças, cordéis, quadrilhas e rainhas juninas que abrilhantaram o palco, mostrando a riqueza da cultura nordestina. Houve a exibição do tradicional Barco de Fogo e Espadas, além do casamento caipira, que encantaram o público, no qual o evento ainda contou com um show musical.

O diretor da DRE 1, Franz Russemberg, comemorou a realização do encontro cultural que a Fejune proporciona. “A iniciativa fortalece a diversidade e reflete a riqueza das tradições nordestinas, promovendo a integração entre a comunidade escolar. Os festejos juninos são uma expressão vibrante da nossa identidade cultural, sendo uma oportunidade para que os nossos alunos conheçam e valorizem a cultura popular, ao mesmo tempo em que se divertem e aprendem”, complementou.

A aluna do Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, Emily Camily, mencionou que a reunião de pessoas de diferentes cidades proporciona a oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas. “As barracas foram produzidas pelos alunos para demonstrar a cultura da cidade. A Igreja representa um ponto histórico importante e o Carrinho de Boi representa a festa cultural anual de Tomar do Geru”, explicou.

O diretor do Centro de Excelência Senador Walter Franco, Cleonaldo Correia, expressou sua alegria pela realização do Fejune na instituição de ensino. “Reunir a comunidade escolar da região Centro-Sul Sergipana foi uma experiência muito gratificante, pois celebramos nossa cultura e tradições. O evento promoveu a integração entre as unidades escolares e fortaleceu a identidade cultural dos estudantes”, enfatizou.

A diretora do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, Karla Santos, elogiou o evento. “Viemos de Itabaianinha para representar nossa cultura com a Louça Morena. Estamos prestigiando o Fejune da DRE1 e, juntamente com o Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, construímos esta barraca encantadora”, destacou.

A aluna do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, Maria Eduarda, afirmou que a Fejune traz a essência da cultura nordestina. “O evento foi muito bem produzido, apreciei bastante as apresentações, em especial das rainhas juninas. É a minha primeira vez no evento e fiquei surpresa, afinal, essa festa abrilhantou o nosso mês junino”, opinou.

O superintendente da Educação, Edson Costa, acompanhou as apresentações do município de Estância. “Foi uma festa belíssima, que resgatou e valorizou nossa cultura popular. Parabéns a todos que fazem parte do Fejune e que venham os próximos” acrescentou.

A estudante do Colégio Estadual Doutor Antônio Garcia Filho, Layla Priscila, comentou sobre a relevância do evento. “Eu gosto muito desses eventos, ele nos enriquece de cultura e conhecimento sobre o nosso nordeste. Nós estamos aqui para mostrar um pouco da cultura da nossa cidade, Umbaúba”, explicou.

O professor de educação física, Santiago Constantino, ficou muito satisfeito em observar o aprendizado dos alunos sobre a cultura. “Cultivar os aspectos culturais na escola incentiva os alunos a se interessarem pelo tema, que venham mais iniciativas como essa”, finalizou.

Fotos: Keven Samuel (estagiário)

Notícias Anteriores