Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Regional pretende ser referência e a primeira sede com projetos sustentáveis voltados para o meio ambiente do Estado
Por Ítalo Marcos
A sede da Diretoria Regional de Educação (DRE-4), localizada no município de Japaratuba, está se transformando em uma grande área de desenvolvimento de projetos sustentáveis. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e na semana que compreende este dia, alunos e professores de escolas da DRE 4 estão desenvolvendo ações para otimizar os espaços, com o objetivo de se tornar um polo de educação ambiental, dentre as nove diretorias regionais de educação de Sergipe.
As atividades tiveram início na segunda-feira, 6, e se estenderão até sexta-feira, 9, com a culminância da Semana do Meio Ambiente. Nesta quarta-feira, 7, alunos e professores da Escola Estadual Senador Gonçalo Rollemberg participaram de uma atividade de confecção de materiais. Utilizando paletes e bobinas de filmes, eles produziram outros materiais e ornamentaram algumas áreas da DRE 4.
De acordo com a diretora da Regional, Maria Luzia Rodrigues de Albuquerque Omena, todo esse trabalho fará com que os estudantes e professores possam utilizar o espaço para práticas pedagógicas. "Iremos colocar mesas ao ar livre, cadeiras, bancos, tudo feito com material alternativo, que estamos reciclando e reaproveitando. A partir da próxima semana as escolas já poderão utilizar o espaço para aulas, mas para isso, os professores precisam apresentar um projeto pedagógico e depois agendar um dia para trazer os alunos", explicou.
Atividades
Na quinta-feira, 8, os estudantes continuarão confeccionando materiais e irão plantar espécies de plantas medicinais e outras que servirão para a alimentação escolar, como verduras e leguminosas. Serão plantadas também mudas de espécies nativas para reflorestamento.
Na sexta-feira, 9, será a culminância do projeto, momento em que o espaço estará aberto a visitação do público, com a presença de alunos, professores e pais de alunos. Haverá também uma apresentação musical com o cantor local Décio Nunes e palestras no auditório da DRE 4 sobre temas ambientais.
"Além da questão ambiental, estamos também homenageando o artista Arthur Bispo do Rosário, que é daqui de Japaratuba, e que trabalhou todas as suas obras de arte por meio do reaproveitamento de materiais", disse a diretora.
Preservação
Segundo a diretora da DRE-4, a sede da Diretoria tem o privilégio de ser a primeira Regional Verde do estado. "Esse lugar antigamente era uma chácara. O estado comprou e nós vimos que estava sendo subutilizado, e que poderíamos fazer um trabalho muito bom na área ambiental", explicou. No local será construído também uma academia ao ar livre e um campinho de futebol para os alunos, tudo com materiais reutilizados.
A professora Jociela Barboza Moraes estava auxiliando os alunos na confecção dos materiais. Ela destacou que o lugar será um polo ambiental, com vários tipos de hortas e materiais reaproveitados. Haverá lá também uma sala ao ar livre de artes, para incentivar os alunos a criarem materiais a partir de resíduos, utilizando a criatividade.
"Nossa atitude é uma semente que irá mudar o planeta. No primeiro dia, um aluno viu garrafas empilhadas e queria jogar no lixo. Então explicamos que aquilo, que ele estava olhando como lixo, poderia ser utilizado para transformar o meio ambiente", afirmou.
A aluna Joyce Matos dos Santos era uma das que estavam trabalhando com os materiais para serem reutilizados. "Estou aprendendo a fazer artesanato com produtos que antes iriam para o lixo. Através desses materiais podemos fazer obras de arte", disse.
Já o seu colega José Rafael da Silva disse ter aprendido bastante com as atividades. "Estou vendo que através do artesanato produzido com esses resíduos eu posso até ganhar dinheiro. Acho que a educação ambiental é importante, pois nos ensina a preservar mais, não desperdiçar água e nem jogar lixo em qualquer lugar. É necessário reutilizar", declarou.
O professor de geografia José Teles Sobrinho destacou a importância dessas atividades para os estudantes. "A gente vê como anda o mundo. A educação ambiental é fundamental para que os alunos aprendam a cuidar do planeta desde cedo e tentar recuperar o que ainda dá. E eles irão levar esses conhecimentos para toda a vida", afirmou.










