Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Técnicos, professores e alunos transformaram a sede da Diretoria em uma área verde através de projetos de educação ambiental
A sede da Diretoria Regional de Educação (DRE-4), em Japaratuba, está se transformando em um polo de educação ambiental. Durante toda o período de 5 a 9 de junho, alusivo à Semana Nacional do Meio Ambiente, alunos e professores realizaram ações para otimizar os espaços, com o objetivo de tornar a sede da Regional em um local para estudos e pesquisas em meio ambiente.
Esta sexta-feira, 9, foi a culminância do projeto, momento em que a DRE 4 esteve aberta à visitação de estudantes, professores e comunidade. Os visitantes que chegavam foram recepcionados com música ao vivo, pelo cantor local Décio Nunes.
Curiosos e interessados, os alunos puderam observar o resultado dos trabalhos que eles mesmos fizeram, como plantação de horta circular, espaço de lazer, granja, campo de futebol, academia ao ar livre, tudo feito com materiais reciclados e reutilizados.
A diretora da Regional, Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena, disse ter ficado satisfeita com o resultado. "Os alunos conseguiram compreender a proposta muito bem. Na dinâmica de reflexão, observamos que eles já têm um conceito diferente do que tinham antes. Mas sabemos que isso também é um desafio, que está apenas começando. Nosso objetivo foi tornar a DRE-4 um espaço verde e produtivo para que possamos aliar teoria à prática e fazer esse trabalho com a comunidade escolar", afirmou.
A partir da próxima semana as escolas pertencentes à Regional poderão utilizar o espaço para aulas, mas para isso, os professores precisam apresentar um projeto pedagógico e depois agendar um dia para levar os alunos.
Quem também esteve visitando foi a técnica de referência em Educação Ambiental do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic/SEDH/SEED), professora Conceição Cruz. Segundo ela, a DRE-4 está realizando um projeto de espaço educador sustentável. "Alunos e professores interagem nesse espaço de convivência, com horta de ervas medicinais, uma área para fazer oficinas pedagógicas. Tudo isso aqui é sustentabilidade, e quando a gente pensa nisso, pensa no lado social, na ética, nos valores e na cidadania. A DRE-4 demonstra que tem interesse na perspectiva de trabalhar direitos humanos e educação ambiental", disse.
Conscientização
Nesta sexta-feira estudantes do Colégio Estadual José de Matos Teles estiveram no local. Eles observaram e admiraram o ambiente externo da Diretoria Regional de Educação (DRE-4), que estava ornamentado com mudas, plantas, hortas suspensas, hortas em garrafas pet, entre outras coisas feitas por eles mesmos, com materiais reciclados e reutilizados.
A professora voluntária Valdira de França auxiliou os alunos nas atividades durante toda a semana e destacou que a participação deles foi satisfatória. "Os estudantes se encantaram. Aqui foi a oportunidade que nós encontramos para incentivar outras pessoas a cuidar do ambiente. Os alunos participaram na plantação, pintura e artesanato com material reciclado. Teve alguns que que deram testemunho, dizendo que querem continuar a fazer essas atividades também em suas casas", declarou.
A professora Jociela Barboza Moraes reuniu os estudantes em uma área ao ar livre para fazer uma dinâmica, com uma reflexão sobre a preservação ambiental. Em seguida, distribuiu sementes de girassol e orientou as crianças a plantarem as sementes em garrafas pet que estavam dispostas no local.
A aluna Mayara Raylime Marques Joaquim disse ter sido uma ótima experiência participar da semana de meio ambiente na DRE-4. "Acho que nada é para se jogar fora, tudo pode ser reciclado. Aqui a gente aprendeu bastante, o lugar ficou lindo. Amei o resultado, ficou melhor do que o que eu estava esperando", disse.
A mesma opinião foi compartilhada pela sua colega Mayra Karoline Alves Costa. "Aqui a gente pintou, plantou mudas, organizou o cercado com garrafas de vidro e pintou. A gente deve procurar sempre reciclar e reutilizar as coisas. Podemos fazer trabalhos exemplares com qualquer material", afirmou.
Já Amanda Crystina dos Santos Oliveira participou das atividades ajudando a pintar e limpar o jardim. "Aprendi que não podemos destruir as coisas, mas sim proteger o nosso planeta. Em casa eu faço minha parte e adoraria que todas as escolas ensinassem isso também. Aqui na DRE-4 a área ficou muito bonita", declarou.
Quem também gostou do resultado foi a técnica pedagógica da DRE-4, Karoline Ketilin Moura Souza, que trabalha na área de educação ambiental. "Conseguimos mobilizar os alunos, fizemos palestras nas escolas, e envolvemos eles nessas atividades, mostrando que os resíduos que descartamos podem ser reaproveitados, reutilizados e transformados em objetos de arte e decoração. Eles compreenderam a importância de reduzir a quantidade de resíduos que nós depositamos no meio ambiente", disse.

















