Evento reuniu gestores de todos os estados para debater os avanços e o fortalecimento das políticas públicas educacionais
Autora: Acácia Merici
A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe mostrou representatividade na IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed), realizada em Maceió, Alagoas, durante os dias 11 e 12 de dezembro. Dentre os assuntos debatidos entre os gestores estaduais da educação no primeiro dia de evento estavam o piso nacional para os profissionais dos quadros técnico e administrativo da educação, financiamento da educação em Tempo Integral, revisão das metas de aprendizagem do Plano Nacional de Educação, entre outros.
Já na sexta-feira, dia 12, ocorreu paralelamente o II Seminário Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional de Professores, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro foi marcado pela presença do presidente do Consed, vice-governador de Sergipe e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e representantes de setores estratégicos das Secretarias Estaduais da Educação.
De acordo com o secretário da Educação de Sergipe e presidente do Consed, Zezinho Sobral, o evento proporcionou um espaço de diálogo qualificado sobre as estratégias, desafios e avanços compartilhados pelas redes de ensino, reafirmando o papel do Consed como articulador das políticas educacionais no país. “Nos reunimos para debater a colaboração federativa e a agenda nacional para a Educação Básica, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas que garantam equidade, qualidade e continuidade nas redes de ensino. O seminário contou com uma discussão aprofundada sobre a formação docente e a implementação de políticas educacionais baseadas em evidências para o aprimoramento dos resultados de aprendizagem. Momento de profundo diálogo institucional entre os secretários estaduais, com visão na consolidação de diretrizes que impactam diretamente milhões de estudantes e profissionais em todo o Brasil”, destacou.
O ministro da Educação também ressaltou a relevância do evento. “Dia de celebrar e agradecer um ano de avanços na educação brasileira, ao lado de secretários e secretárias de todo o Brasil. Um encontro marcado pelo compromisso conjunto com o fortalecimento da educação pública brasileira. O encontro do Consed e o Seminário foram estratégicos para ouvir e dialogar por uma educação cada vez mais transformadora e de resultados”, frisou.
Ao promover o alinhamento entre gestores, especialistas e representantes institucionais, o Consed reforça sua missão de contribuir para uma educação pública mais integrada, eficiente e comprometida com o direito de aprender de cada estudante brasileiro.
Participou também do evento a professora Clotildes Farias, coordenadora de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, departamento direcionado à implementação de políticas de formação continuada para professores na rede pública estadual.
“O evento nos oportunizou acesso aos resultados de estudos e experiências referentes à educação profissional docente, um conceito internacional aplicado à formação docente inicial e continuada. Tal conceito amplia nossa visão acerca das possibilidades para o planejamento de políticas e programas voltados à gestão da aprendizagem, porque sugere padrões pedagógicos. Além do debate, a prática docente esteve na ordem do dia, articulada às preocupações acadêmicas e governamentais, em consonância com os temas da carreira do magistério público. A Cefor trouxe para o evento a experiência do Programa de Qualificação Docente – PQD 4 e suas possibilidades de abordagem dos temas atuais da Educação Básica; apresentamos a estruturação do Ambiente Virtual de Formação da Seed para o desenvolvimento da Educação Híbrida. Tratamos, também, da importância da convergência de programas como a Universidade Aberta do Brasil e nossos avanços na promoção da Inteligência Artificial articulada às questões da BNCC Computação”, pontuou.
Professor Genaldo Lima, diretor do Departamento de Educação (DED) da Seed, também integrou a comitiva sergipana. “O ponto crucial da participação do Departamento de Educação da Seed esteve no compartilhar as experiências que a gestão política atual da Rede tem atingido, desenvolvidas com base na consciência de que o ?bom ensino? depende da evolução pedagógica. Nós também aprendemos com as experiências de outros estados, ao tempo em que nos certificamos do quanto Sergipe avança nos seus objetivos educacionais”, destacou.
Com informações do Consed






