Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
O objetivo é reunir professores da disciplina para apresentar o percurso de elaboração do caderno
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação/ Serviço de Ensino Médio (DED/Semed), realiza na próxima quarta-feira, 14, o seminário online sobre o Caderno Complementar de Projeto de Vida, que tem como objetivos apresentar o percurso de elaboração do caderno e colher sugestões dos professores que lecionam a disciplina na rede estadual. O encontro irá acontecer das 15h às 16h30, podendo ser acessado por meio do endereço: bit.ly/seminárioprojetodevida.
A construção e disponibilização do caderno complementar ocorre em conformidade com o Artigo 35-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que em seu § 7º afirma: “Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima, a formação integral do estudante é o objetivo central do Novo Ensino Médio e a construção do Projeto de Vida impulsionará o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais, apoiado por um Currículo dinâmico e inovador que atenda às necessidades dos adolescentes e jovens do século XXI . "São vivências que possibilitem o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da responsabilidade, da criatividade, da colaboração, comunicação, autocontrole, respeito às diferenças. Devem balizar o trabalho pedagógico das Escolas, contribuindo para a formação do indivíduo e sua atuação ética na sociedade, seja no aspecto pessoal ou em sua vida profissional", disse.
Segundo a coordenadora do Semed, professora Isabella Santos, o Projeto de Vida é o alicerce do novo ensino médio. “Por este motivo estamos empenhados em dar apoio aos professores com formação, informação e material para a efetiva prática de projeto de vida nas nossas escolas", disse ela, enfatizando que o processo de escuta é uma forma de tornar a construção em um caderno colaborativo que em breve estará disponível para todos os professores. Os links para a coleta de sugestões serão disponibilizados durante o seminário online.


