Com foco em saúde e ciências, ambientes equipados ampliam a qualidade do ensino técnico e promovem oportunidades para os jovens da rede estadual
Por Heidy Souza e Izabela Campos (estagiárias)
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), já investiu cerca de R$ 10 milhões em equipamentos para laboratórios multidisciplinares com foco no eixo Saúde, em oito centros profissionalizantes. Atualmente, o Estado possui 68 unidades de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), 58 das quais estão com turmas ativas, e prevê a criação de mais 23 escolas até 2026. Para os anos de 2026 e 2027, há ainda mais R$ 26 milhões previstos para destinação a outros eixos tecnológicos.
A rede contabiliza 10.686 matrículas, com cursos integrados ao ensino médio ou na modalidade subsequente, com alunos que já concluíram a educação básica. Os laboratórios contam com simuladores de enfermagem, modelos anatômicos, camas hospitalares, macas, cadeiras de coleta, biombos, suportes para soro, balanças baby e equipamentos para aferir sinais vitais.
Para a coordenadora pedagógica da EPT na Seed, Ione Moreira Assunção, os laboratórios são essenciais no aprendizado técnico. “A educação profissional tem como base a prática. Cursos técnicos precisam colocar o estudante em laboratórios e atividades reais, garantindo aprendizado qualificado e preparo para o mercado de trabalho. Os laboratórios do eixo saúde, e em breve de outros eixos como indústria, agricultura e tecnologia, são fundamentais para que os alunos vivenciem a profissão e saiam prontos para atuar. Esse investimento reforça nosso compromisso com uma educação prática, de qualidade e próxima da realidade do trabalho”, afirma Ione.
Em Aracaju, o Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB) é destaque e um dos principais locais de procura por seu ensino técnico a alunos de diversos eixos de aprendizado, tendo, entre eles, o eixo saúde. Neste ano, os cursos de Enfermagem e Cuidador de Idosos receberam novos equipamentos para aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes.
Para a diretora da unidade, Suely Menezes, a EPT é crucial, pois prepara os cidadãos para o exercício das profissões. “A educação profissionalizante contribui para a inserção e atuação profissional dos indivíduos, oferecendo formação integrada com a ciência e tecnologia, de forma flexível e alinhada às necessidades do mundo do trabalho e do desenvolvimento do país. Além disso, aprofunda o aprendizado por meio de uma educação contextualizada, com teoria e prática aplicadas, aumentando assim a empregabilidade”, expressa a diretora.
No Centro de Excelência em Tempo Integral e Profissionalizante Professor Udilson Soares Ribeiro, no município de Simão Dias, no centro-sul, o curso técnico de Enfermagem é bastante procurado pelos alunos. Com um laboratório que dispõe de equipamentos que contribuem com o desenvolvimento de práticas para o êxito de seu aprendizado, os estudos são repletos de conhecimentos além da teoria.
“O laboratório é de suma importância para a nossa formação. A prática realizada ali nos ajuda a diminuir a ansiedade e nos prepara para um ambiente de trabalho, contribuindo com a nossa destreza”, afirma o aluno do curso técnico de Enfermagem Edinei Reis.
A educadora profissional do curso de enfermagem, Graziela Siqueira, também do Centro de Excelência em Educação em Tempo Integral e Profissionalizante Professor Udilson Soares Ribeiro, afirma que esse é um espaço fundamental e transformador dentro da escola, pois desempenha um papel crucial na formação de profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho em saúde.
Ela completa dizendo que o laboratório permite a simulação de cenários clínicos variados, preparando os estudantes para lidar com diferentes situações no ambiente de trabalho. Promove o aprendizado com foco em segurança do paciente e práticas éticas, contribuindo significativamente para que os egressos estejam preparados para atuar com confiança e competência no campo da saúde. “A existência e o bom funcionamento do Laboratório de Práticas em Enfermagem refletem o compromisso da Escola Técnica com a excelência na formação profissional, beneficiando não apenas os alunos, mas também a comunidade que será atendida por esses futuros profissionais”, finaliza a educadora.
Com os investimentos em infraestrutura e a modernização dos laboratórios, o Governo de Sergipe reforça seu compromisso com uma educação profissionalizante de excelência. A ênfase na prática, com o uso de equipamentos de ponta, garante que os estudantes não apenas adquiram conhecimento teórico, mas também desenvolvam as habilidades e a confiança necessárias para atuar no mercado de trabalho.
Fotos | Ascom Seed