Em Propriá, Festival Junino da Educação atrai um grande público na segunda edição

Seis escolas levaram ao evento os folguedos, os mitos e os patrimônios material e imaterial do Baixo São Francisco

Autor | Silvio Oliveira

Barraquinhas decoradas com adereços juninos, um trio pé de serra para la de animado e um grande público transformaram a quadra do Colégio Estadual João Fernandes de Britto, em Propriá, num multicultural arraial junino. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 14, e fez parte da programação do Festival Junino da Educação (Fejune) 2014, que acontece até o dia 20 de junho envolvendo as dez diretorias regionais.

Em Propriá, o evento realizado pela Diretoria Regional de Educação 6 (DRE 6) reuniu seis escolas da rede pública estadual de ensino, que participaram com atividades alusivas aos festejos juninos, a exemplo de desfile do rei e da rainha do milho, quadrilha junina, comidas típicas, brincadeiras, teatro e muito forró.

O festival junino entrou no segundo ano e teve como objetivo valorizar as tradições do ciclo junino nos municípios sergipanos, por meio de projetos de pesquisa realizados em sala de aula pelas escolas envolvidas.

O secretário Zezinho Sobral, acompanhado do diretor da DRE 6 e anfitrião, Max Cerdoso, e o superintendente executivo da Seduc, Edson Costa, visitaram todas as barracas das seis escolas participantes, cada uma levando um tema diferente para o evento.

Zezinho Sobral destacou que esses eventos trazem um sentimento de pertencimento e também se configuram como um estudo das tradições, das religiosidades, da familiaridade com a sergipanidade.

“São importantes e estratégicos porque buscam uma temática da nossa cultura para poder explorar, mostrar e pesquisar e trazer informações para os alunos. Todas as vezes que visitamos uma barraca e que uma escola se dedica a um tema, é uma fonte de estudo e de aprendizado”, disse.

Os alunos do Colégio Estadual Graccho Cardoso encenaram uma apresentação que trazia música e teatro sobre o Cangaço. Vanderson Fernandes e Marilia Gabrile, ambos do 9° ano, vestiram-se de Lampião e Maria Bonita. “Acho a melhor época do ano. Amo os festejos”, disse Marília.

Ainda nesta sexta-feira, 14, acontece a edição do Fejune nas diretorias regionais de Educação 3, em Itabaiana, e DRE 4, em Capela. A programação prossegue na próxima semana até o dia 20, quando ocorrerá o tradicional Forró do Educagente.

Leia também:

Segunda feira junina das escolas estaduais de Itabaiana reúne tradições sergipanas

Cultura Capelense é foco da edição do Fejune na Diretoria Regional de Educação 4

Diretoria Regional de Educação 1 comemora o Fejune 2024 com a comunidade escolar

Diretoria Regional de Educação 9 celebra o Fejune 2024 reunindo 14 escolas do Alto Sertão Sergipano

Diretoria de Educação de Aracaju reúne 33 escolas para o celebrar o Fejune 2024

Fotos : Silvio Oliveira

Notícias Anteriores