Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
A 20ª edição do Encontro Estadual de Educação Física de Sergipe teve início na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Departamento de Educação (DED) e Superintendência Especial de Esporte (Supee), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF/SE), o encontro acadêmico teve como tema "Currículo Sergipano, Educação Física e Movimento".
O encontro acontece em dois momentos. O primeiro vai até sábado, 20, com palestras e conferências; o segundo ocorrerá no período de 7 a 9 de outubro, com cursos e oficinas cujo objetivo é instrumentalizar docentes e discentes de Educação Física para atuar em sua prática profissional na escola e no desenvolvimento de projetos esportivos e projetos de área.
O evento foi aberto pela superintendente especial de Esportes da Seduc, Mariana Dantas, que destacou a necessidade de se criar uma linguagem, única no Estado, que os professores de educação física possam aplicar nas salas de aula, dentro das nossas escolas, desenvolvendo plenamente essa disciplina como componente curricular obrigatório.
"Nós convidamos profissionais do mais alto gabarito daqui e de outros estados, professores que fizeram parte da construção da Base Nacional Comum Curricular e que têm um know how muito grande para falar sobre o tema, justamente para que a gente faça essa interlocução entre as mais diversas áreas que abrangem o esporte e a educação física dentro da escola, para que a gente abra o leque de oportunidades e de informações para os nossos professores e estes possam ver que têm um campo muito vasto para trabalhar a educação física dentro da escola com nossas crianças", afirmou.
A professora Áurea Sérgia Oliveira Prado participou do encontro, representando a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), e falou sobre a importância da Educação Física dentro do contexto da BNCC. "Queremos fazer com que o Currículo de Sergipe se torne um documento ativo na escola. Eu lembro que quando começamos a escrevê-lo, o maior número de colaboradores que encontramos foi de professores de educação física. Então as ações, pensamentos e atitudes, nós pensamos juntos, e está valendo a pena ver profissionais que conseguem levar para a sala de aula ações que levem nossos alunos a serem protagonistas", disse.
Compartilhamento de informações
Durante o encontro, os profissionais puderam compartilhar informações e se atualizar sobre a área da Educação Física, em especial, no contexto do Currículo de Sergipe. Eles puderam trocar ideias acerca da elaboração de planejamentos anuais diante da normatização do currículo de Sergipe para o ensino fundamental; Implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio; e discussões sobre a Educação Física com foco no componente curricular e nos projetos de área e projetos esportivos.
A abertura contou com uma palestra do professor Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas (Unicamp). "Esse é um momento de reflexão sobre nossa atuação profissional e o quanto ela tem caminhado na perspectiva de uma inovação, de uma atualização. Esses encontros são fundamentais para que os professores possam ter um choque sobre aquilo que estão realizando e ver como podem melhorar e revitalizar as suas práticas, para que estas possam ser cada vez mais significativas para o processo educacional das crianças e adolescentes", declarou.
Quem também esteve presente foi Gilson Dória, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF 20). "Quero parabenizar o Governo do Estado por manter esse encontro de educação física durante 20 anos. É importante para fortalecer esse componente curricular nas redes de educação. Estamos vendo a valorização e a contribuição que a educação física dá para a formação do cidadão", afirmou.
Os professores também se mostraram prestigiados por poderem participar de mais uma edição do Encontro Estadual de Educação Física. Foi o caso de Leandro Teixeira, professor no Colégio Estadual José Amaral Lemos, em Pirambu. "Qualquer atualização de que a gente possa participar para obter novos conhecimentos, principalmente nesse momento em que estão surgindo algumas mudanças dentro dos conteúdos específicos da BNCC, é de grande importância para nós", disse.
A mesma opinião foi compartilhada por Gláucia Pereira da Silva Santos, professora no Colégio Estadual Almirante Barroso, em Muribeca. "Aqui é uma oportunidade para nós ampliarmos os nossos conhecimentos. Como o Currículo de Sergipe é um documento novo, cada encontro que acontece com os professores traz mais benefícios, pois a gente começa a se adaptar a esse novo currículo", declarou.
I Prêmio Professor Destaque Seduc 2019
Uma das novidades para esta edição do encontro foi o I Prêmio Professor Destaque Seduc 2019. Ao todo, 10 professores das Diretorias Regionais de Educação (DREs e DEA) receberam o certificado, que tem como objetivo reconhecer os projetos pedagógicos exitosos que são desenvolvidos nas escolas estaduais.
Os contemplados foram os professores: Elizabeth Dias da Silva, Leilton Lima Soares, José Wellington Santos Júnior, Eder Marinheiro Souza, Wagner Luiz Facion, Valdione Evangelista Alves Santos, Michell Dean Alcântara Souto, Carlos Antônio do Nascimento Rodrigues, Antônio Roberto Leite Correia e Ana Clécia Alves dos Santos.
O professor Wagner Luiz Facion, um dos ganhadores, ensina no Colégio Estadual Leandro Maciel, em Rosário do Catete, e desenvolve um trabalho com os alunos na modalidade ciclismo. "Nesse projeto somos apenas coadjuvantes. Os estudantes é que são os verdadeiros protagonistas. Para mim é uma grande satisfação vê-los praticando o ciclismo, que ainda é um esporte um tanto elitizado, devido aos custos do material", declarou.










