Nova matriz curricular na oferta do ensino fundamental norteou o encontro, garantindo uma educação de qualidade social para todos
Autor: Silvio Oliveira
A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou nos dias 16 e 17 de dezembro, no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, o ‘Encontro Estadual de Equipes Gestoras de Escolas de Ensino Fundamental Parcial: Novos Caminhos para o Ensino Fundamental em 2026’. O evento reuniu cerca de 450 profissionais, incluindo diretores e coordenadores pedagógicos escolares, técnicos das diretorias regionais e do Departamento de Inspeção Escolar da Seed.
O encontro teve como objetivos principais apresentar e aprofundar as diretrizes da nova matriz curricular padronizada e as inovações que nortearão o Ensino Fundamental em Sergipe a partir de 2026, com foco na garantia de uma educação de qualidade social para todos. A formação foi ministrada pelo diretor do Serviço de Ensino Fundamental da Seed, Erinaldo Alves, e pela coordenadora pedagógica do Serviço de Ensino Fundamental, Raiana Reis.
Durante sua apresentação, o coordenador Erinaldo Alves abordou a importância estratégica da unificação da matriz curricular para toda a rede, visando não apenas à consistência no aprendizado, mas também ao fortalecimento da identidade do território sergipano.
Erinaldo também destacou os aspectos pedagógicos específicos dos anos iniciais, enfatizou o papel da educação inclusiva – reforçando que a diversidade é uma riqueza – e detalhou as novidades do Programa de Correção de Fluxo (ProSIC), que busca enfrentar a distorção idade/série, garantindo a permanência e o sucesso dos estudantes.
“O ‘Encontro Estadual de Gestores’ representou um marco no calendário do ensino fundamental, reforçando o compromisso da Seed em promover uma educação pública de excelência, inclusiva e alinhada às necessidades de desenvolvimento de cada estudante, desde a infância até a adolescência, preparando-os para os desafios do futuro e para o pleno exercício da cidadania”, disse Erinaldo Alves.
Complementando as discussões, a coordenadora Raiana Reis apresentou o componente curricular ‘Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira’. Anteriormente ofertado por adesão, o componente passará a ser oferecido para todas as escolas, atendendo a turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e já conta com material didático da rede, genuinamente sergipano, para apoiar o trabalho.
Raiana também ressaltou a importância do fortalecimento dos anos finais do Ensino Fundamental por meio da iniciativa ‘Escola das Adolescências’. Dentro dessa proposta, os Clubes de Letramento entrarão em vigor a partir de 2026 como componentes da parte diversificada, garantindo ações com metodologias ativas, protagonismo estudantil e um espaço ampliado de escuta da identidade das adolescências. “Foram discutidas as estratégias para aprimorar as transições escolares entre as diferentes etapas de ensino, assegurando uma trajetória educacional contínua e significativa”, afirmou a coordenadora.
O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Educação, Genaldo Freitas, que agradeceu a participação dos profissionais e expressou a importância fundamental do encontro para apoiar as escolas na preparação e no planejamento da matrícula e oferta educacional de 2026. “A participação do público foi ativa e engajada durante todo o encontro, com discussões ricas e feedbacks que reforçam a relevância da iniciativa”, disse o diretor.
Para a diretora do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Professora Maria da Conceição, Adriene Vieira de Lima Rodrigues, o encontro foi um momento de diálogo sobre as novas experiências que estão por vir na educação como forma de melhoria para o aluno sergipano. “O encontro foi um momento de diálogo sobre as novas experiências que estão por vir na educação como forma de melhoria para o aluno sergipano”, explicou.
O técnico pedagógico da DRE 1, José Raimundo Santos Ramos, avaliou o encontro como um ‘planejamento assertivo’, já que houve discussões reflexivas, que mudam os fundamentos. “Foi um encontro muito produtivo que dialoga com o planejamento para 2026. Precisamos tirar dúvidas, e aqui foi o lugar”, afirmou.
A coordenadora do Colégio Estadual Professor José Aribaldo de Campos Lima (DRE 9), Antonia Iva Ferreira Melo, elogiou a formação. “Simples, direta e objetiva, trazendo bem clara a importância dessa unificação da matriz e aproveitando para dar sentido inclusive aos clubes de letramento e à escola das adolescências”, destacou.
Fotos: Seed




