Evento reúne estudantes, educadores e famílias em momento de música, integração e valorização da tradição cívica
Autor: Caio Queiroz (estagiário)
O bairro Santos Dumont, na zona Norte de Aracaju, se encheu de alegria, ritmo, cor e energia contagiante para o ensaio geral das bandas marciais e fanfarras escolares que participarão do desfile cívico de 7 de Setembro. O encontro, realizado nesta terça-feira, 12, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e reuniu diversos estudantes da rede pública estadual, instrutores, gestores, professores e moradores da comunidade, que prestigiaram cada execução e passo de marcha com entusiasmo.
Participaram do ensaio as bandas do Colégio Estadual Olavo Bilac, Colégio Estadual Ivo do Prado, Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, Colégio Estadual 17 de Março e Centro de Excelência Governador Augusto Franco, e o ensaio foi em um ritmo intenso, conduzido por instrutores que garantiram que cada nota musical e cada passo de marcha estivessem alinhados para a apresentação em setembro. Mais do que apenas uma preparação, o momento fortaleceu a identidade e o compromisso dos alunos com as escolas e a comunidade. Também foram realizadas ações voltadas ao público presente, como sessão de cinema no auditório da escola, emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro de emprego do Go Sergipe, entre outras atividades.
Para que as bandas possam se expandir ainda mais, o Governo de Sergipe vem fortalecendo o ensino da música como ferramenta pedagógica e de inclusão social. “Somente neste ano, mais de R$ 4 milhões foram investidos na compra de instrumentos e kits musicais para as escolas estaduais, incentivando novos talentos e reforçando valores como disciplina coletiva, respeito e cooperação”, ressaltou Zezinho.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destacou que o ensaio geral é uma forma de integração com a comunidade. “É o terceiro ensaio geral deste ano. Trouxemos, inclusive, os novos instrumentos que a Secretaria distribuiu para todas as unidades de ensino, aquelas que solicitaram, aquelas que têm a formação das suas bandas marciais. Isso é tradição, isso é integração com a comunidade, é um aprendizado cultural de determinação de tudo aquilo que a música, que o instrumento é capaz de ofertar e a participação das famílias. Essa integração é muito importante, esse movimento resgata a participação de todos no 7 de Setembro, é, também uma declaração de civismo, de amor à pátria, de amor à sua cidade, de amor à sua escola, cria laços de amizade e instrumentos importantes para a consolidação da formação dos nossos estudantes”, reforçou.
Para o coreógrafo do Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, Gabriel Vinicius, as pessoas podem esperar por muita inovação no desfile cívico. “ Hoje, a gente se preparou muito para trazer muitas novidades para o 7 de Setembro, para todo o espetáculo. Falar sobre os meus componentes é de suma importância porque eles se dedicam, eles abdicam da vida, eles se preparam muito, eles ensaiam muito. A gente ensaia de seis e meia a dez da noite, então, eu vejo muito esforço, literalmente de todos”, considerou.
Já o estudante do Colégio Estadual 17 de Março e integrante da percussão, Caio Nunes, contou que participar do ensaio geral é um momento especial. “A sensação é única. Estamos ensaiando desde o início do ano para chegar aqui e mostrar tudo o que preparamos. Este momento já é, de certa forma, o desfile. É a oportunidade de apresentar para todo mundo o nosso trabalho, ver que está tudo alinhado e funcionando, e sentir o orgulho de representar a escola”, afirmou.
O ensaio geral também promove um momento de incentivo das famílias aos estudantes e comunidade. Para Lya Anjos, mãe da estudante Karen Laviny, que faz parte do corpo coreógrafo do Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, a sensação de ver a filha desfilando é gratificante. “Já são 3 anos que eu acompanho minha filha. Fico muito feliz, tenho imenso carinho e gratidão”, comentou.
Fotos: Caio Queiroz (estagiário)
Leia mais:
Bandas escolares encantam em Ensaio Geral para o desfile de 7 de setembro
Bandas marciais escolares se preparam para ensaio geral neste sábado, 9