Por Lucas Silva
Fonte: ASCOM / SEED
A partir da implementação deste programa de ensino, que tem como uma das suas propostas oferecer formação em sua integralidade aos alunos, o Governo de Sergipe está ampliando consideravelmente a oferta de vagas no ensino médio em regime de tempo integral nas escolas da rede pública estadual
Por Lucas Silva
Uma proposta de ensino inovadora, construída com base no projeto de vida do aluno. Este é o modelo de ensino médio em tempo integral do programa Escola Educa Mais, que está sendo implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), de forma gradativa, em 17 centros estaduais de excelência, em várias regiões sergipanas, e que chegará a outras 20 unidades escolares da rede em 2018.
Obrigatória no currículo destas escolas e considerada a essência deste programa de ensino, a disciplina Projeto de Vida é um dos diferenciais do modelo de ensino médio do Escola Educa Mais, que, em consonância, conta também em seu currículo com a oferta de disciplinas eletivas, estas elaboradas conjuntamente entre alunos e professores, baseada justamente nas demandas temáticas apresentadas pelos docentes na elaboração dos seus projetos de vida. Articuladas, estas disciplinas são marcas do programa.
Nos 17 colégios da rede pública estadual que já iniciaram a implementação do Escola Educa Mais, os alunos têm acesso a um modelo pedagógico baseado em três eixos formativos essenciais que consideram o estudante alvo a partir do qual o Projeto Escolar se constrói. Apenas este ano, o primeiro da implementação do Programa, foram criadas e ofertadas 77 disciplinas eletivas, cujo objetivo é diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos e temas trabalhados nas disciplinas curriculares obrigatórias.
As escolas de ensino em tempo integral do Programa Educa Mais devem ofertar disciplinas eletivas de acordo com o número de turmas de ensino integral que possui, sendo uma disciplina para cada turma. Deste modo, pôde o "Atheneu Sergipense" ofertar este semestre 15 Eletivas e o "28 de Janeiro", em Monte Alegre de Sergipe, apenas quatro dessas disciplinas.
"Estas disciplinas eletivas, ofertadas semestralmente, oportunizam aos estudantes traçar aquilo que desejam no âmbito pessoal, social e profissional, ou seja, em seu projeto de vida", destaca a coordenadora do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral (NGETI/Seed), Franci Alves, ao explicar que, em paralelo, a disciplina Projeto de Vida visa justamente a formação de sujeitos críticos e objetiva ajudar os jovens a organizar e planejar seu futuro.
Eletivas
De acordo com a diretora Regional de Educação (DRE06), professora Edsalba Peixoto, a partir da implementação do Programa Escola Educa Mais no Centro de Excelência Joana de Freitas (Propriá) – que segue o Modelo da Escola da Escolha, idealizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), instituição parceira da Seed na implantação do Programa Estadual de Ensino Integral -, "a ideia é trazer para a escola um paradigma dotado de inovações no conteúdo, no método e na gestão dos processos de ensino-aprendizagem na escola.
"Dentro das práticas pedagógicas desse currículo inovador estão inseridas as disciplinas eletivas, componentes curriculares temáticos que são oferecidos semestralmente e propostos pelos professores conjuntamente com os alunos", complementa.
Em Divina Pastora, os alunos do Colégio Estadual Dr. João de Melo Prado já iniciaram as aulas do ano letivo 2017 cursando o ensino médio em regime integral. Nesta unidade escolar, como nos demais 16 centros de excelência da rede estadual, além dos conteúdos curriculares obrigatórios, os alunos têm à disposição disciplinas Eletivas.
Ministrada pelo professor e filósofo João Everton Cruz, "Ética e sexualidade: ênfase na vida" é o tema de umas dessas disciplinas, ofertada no estadual "Dr, João de Melo Prado", que está à disposição para os alunos da primeira série do ensino médio, no modelo de ensino de tempo integral do programa Escola Educa Mais. "Temos duas aulas de 50 minutos todas as quintas-feiras e nesses encontros discutimos com os alunos diversas linguagens que perpassam os temas propostos na disciplina", explica Everton.
Segundo João Everton, esta disciplina eletiva tem como prioridade uma educação entre pares e o protagonismo juvenil. Ele explica que é uma proposta de educação por meio da abertura para com o outro, desencadeado na distinção acerca do certo e do errado, do justo e do injusto. As aulas estão divididas em três tópicos, relacionados entre si: ética, sexualidade e vida. "Estamos trabalhando agora ética ambiental e dentro das atividades que estamos desenvolvendo está o cultivo de mudas para serem plantadas na comunidade de Divina Pastora".
Na parte da sexualidade, a eletiva busca discutir com os alunos os conceitos de gênero, sexo e identidade de gênero, visando refletir sobre os aspectos da socialização feminina e masculina que transformam as diferenças entre homens e mulheres em desigualdades.
"E, nesta disciplina, abordaremos ainda a questão da vida e sua diversidade. Neste ponto trataremos com os estudantes as responsabilidades dos seus atos e escolhas e a capacidade de controle de seus impulsos e desejos para que eles possam deliberar e decidir sobre entre as muitas alternativas disponíveis", completa.
Na região do Baixo São Francisco, os alunos e os professores do ensino médio integral do Centro de Excelência Joana de Freitas estão desenvolvendo, dentre outras, a disciplina eletiva ‘Um dois, três e já!´, que visa proporcionar subsídios pedagógicos na busca por uma melhor qualidade de vida.
Conhecimentos e habilidades para a vida
Elaborada pelo professor de Educação Física do "Joana de Freitas", Michell Souto, em conjunto com os alunos da primeira série do ensino médio no modelo de ensino integral, esta disciplina eletiva busca resgatar a essência lúdica de modo interdisciplinar. Segundo o professor Michell, o objetivo geral desta disciplina é proporcionar subsídios pedagógicos, das disciplinas de Educação Física, Biologia e Matemática, para conscientizar os alunos sobre a importância da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, na busca por uma qualidade de vida melhor.
"O próprio nome da disciplina já traz um viés inovador, pois resgata uma essência lúdica e estimula o agir dinâmico. A justificativa para a apresentação dessa disciplina encontra-se na constatação de que o avanço tecnológico tem privado as pessoas de ter um estilo de vida mais ativo e saudável. Por conta disso, a escola não pode fechar os olhos para esse problema, devendo inclusive propiciar às novas gerações oportunidades para desenvolver hábitos mais saudáveis", explica Souto. "Todo esse acervo de práticas pedagógicas traz em sua essência o compromisso da Educação com a transformação social, plantando no presente sementes que gerarão frutos que alimentarão a nossa sociedade no futuro".
Resultados
No Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, ao encerrar o primeiro semestre do ano letivo 2017, os alunos matriculados nas três turmas de ensino médio em tempo integral promoveram, no último sábado (2), a primeira mostra de resultados das disciplinas eletivas ofertadas nestes seis primeiros meses do ano. O evento foi realizado no Teatro Lourival Batista, na capital do Estado. Protagonistas do processo, os alunos do "Santos Dumont" foram os responsáveis por toda produção da mostra.
Nesta culminância, eles expuseram os resultados dos estudos desenvolvidos em três disciplinas eletivas sobre alimentação saudável, cinema e linguagens da dança, a partir da produção de horta orgânica, de curtas metragens e de criações coreográficas. "É a verdadeira pedagogia de presença. A disciplina não é uma imposição, é optativa. Eles sentem a necessidade, propõem para a gente e em conversa com os professores a disciplina é executada. Muitas das habilidades que eles têm, como a dança, são reconhecidas e incentivadas", ressalta a diretora da unidade escolar, professora Jeane Carla Góes, ao reconhecer o protagonismo dos alunos.
"Aprendemos coisas novas que não estamos acostumados a ver antes. Estamos abrindo portas para conhecer novas possibilidades fora da escola. Algumas pessoas gostam muito de dançar, fazer filme, e é esse tipo de atividade que fazemos nas eletivas", destaca a aluna do "Santos Dumont", Crislayne da Conceição Barbosa. Para Elizabete Rodrigues, também aluna do médio integral nesta escola, participar das eletivas desenvolveu, dentre outras habilidades, o seu relacionamento interpessoal. "Ampliamos a parceria, o trabalho em grupo. Nós passamos a nos sentir muito mais à vontade com a convivência. Nesse modelo de ensino em tempo integral, as aulas são bem diferentes das aulas do modelo regular", pontuou.
Interdisciplinaridade
Conforme explica o diretor do Estadual "Joana de Freitas", Ary da Silva Rodrigues Souza, esse novo modelo estabelece relações interdisciplinares entre duas ou mais áreas ou ramos de conhecimento, como acontece com três das disciplinas da base curricular comum – Educação Física, promovendo práticas corporais que estimulem a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo; Biologia, com orientações sobre os principais componentes do corpo e noções sobre alimentação saudável; e Matemática, com orientações sobre as fórmulas aritméticas utilizadas nas avaliações e testes físicos realizados.
"Os resultados iniciais apontam para uma melhora considerável no interesse dos alunos pelas práticas de atividades físicas, a adoção de uma prática alimentar mais saudável, assim como também no rendimento das três disciplinas envolvidas", destaca Ary. "Desta forma, os professores destas disciplinas veem ampliados os critérios avaliativos, podendo inclusive integrar o desempenho dos alunos durante a disciplina eletiva ao desempenho em cada uma das disciplinas envolvidas. O que contribui para a formação de um núcleo coeso entre estas áreas do conhecimento proporcionando uma melhora nos processos de ensino-aprendizagem".
O governo estadual dará continuidade a implantação e ampliação desse modelo de ensino em 2018, a partir da adesão de novas unidades escolares, com vistas a atender a dispositivos previstos no Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho 2014) e no Plano Estadual de Educação (Lei Estadual nº 8.025/2015), os quais estabelecem que a Educação em Tempo Integral deve ser ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas até 2024.













