Ensino Integral: secretário Josué Modesto recebe carta com reivindicações e sugestões dos alunos

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, recebeu nesta sexta-feira, 29, das mãos do jovem protagonista Marley Ferreira, do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, que representou os alunos do Ensino Médio em Tempo Integral, uma carta contendo reivindicações, desabafos e um histórico sobre a luta estudantil em torno das melhorias a serem efetuadas nas 41 unidades que recebem investimentos do Programa Educa Mais Escola.

 

O documento foi redigido concomitantemente às oficinas do Educa Mais Café, evento desenvolvido para compartilhar as práticas exitosas executadas durante o ano letivo nos Centros de Excelência. "Tivemos a ideia de colocar nessa carta todos os anseios das nossas escolas. Foi construída de forma coletiva com o intuito de mostrar a importância do ensino médio em tempo integral em nossas vidas e de que forma isso pode se tornar ainda melhor", disse Marley, aluno do 3º ano, explicando o conteúdo e a trajetória da construção do texto, acompanhado da coordenadora geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral (Ngeti), professora Emanoela Ramos.

 

Projeto de vida, eletivas, protagonismo, infraestrutura e gestão foram alguns dos pontos tratados na carta entregue ao secretário. Com muito entusiasmo, o gestor estadual recebeu o manifesto e destacou a mobilização de todos os estudantes em favor das suas comunidades. "É muito importante que se tenha esse diálogo, e a gente fica muito feliz quando os alunos se comprometem pela escola, um espaço que tem um potencial imensurável pelo que é produzido e divulgado. Os recursos já estão garantidos e nada mais justo que ouvir aqueles que têm propriedade para falar o que pode ser melhorado: os alunos", respondeu Josué Modesto, já com a carta em mãos.

 

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete do secretário, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, o aluno contou sua trajetória de liderança no ensino médio em tempo integral. Ele afirmou que viu sua vida ser transformada a partir das atividades nas quais estava envolvido. "Logo quando cheguei ao Vitória de Santa Maria, o programa estava sendo implantando, mas fui me interessando, cada vez mais me envolvendo e participando dos projetos. Desta forma, fui também motivando meus colegas a participarem. Todos se destacam, todos são protagonistas, tanto nas eletivas quanto nas ações da escola".

 

Quero Integral

 

Lançada no dia 21 de novembro, no Educa Mais Café, a campanha de matrícula 2020, intitulada "Quero Integral, para os estudantes que desejarem estudar no Ensino Médio em Tempo Integral", busca incentivar a adesão de jovens ao Ensino Médio na modalidade integral. Para tal, um fôlder com informações sobre como funciona e o que tem nesse novo modelo de ensino em Sergipe será distribuído nas unidades escolares da rede estadual, além de divulgação maciça no portal e redes sociais da Seduc e no site oficial do programa: www.querointegral.com.br/se/

 

O Ensino Médio em Tempo Integral começa no turno matutino e segue até o turno vespertino. As escolas que dispõem de vagas nessa categoria são chamadas de Centro de Excelência por dispor de um cronograma distinto. As refeições são oferecidas dentro da escola, com dois intervalos para o lanche e uma pausa mais longa para o almoço. Os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as unidades também oferecem outras atividades.

 

Os estudantes têm a oportunidade de definir sonhos e planejar o futuro nas aulas de Projeto de vida; aprendem a organizar os estudos nos Estudos Orientados; articulam teoria e prática nas chamadas Práticas Experimentais; escolhem uma combinação de matérias de interesse a cada semestre nas Eletivas; e promovem atividades científicas, culturais, esportivas e outros nos clubes de protagonismo.     

 

Notícias Anteriores