Equipe do Programa Cuidar-SE participa de evento com foco em prevenção primária

O programa da Secretaria de Estado da Educação participou da iniciativa, que busca auxiliar na redução dos índices de gravidez entre crianças e adolescentes no estado

Autora: Izabela Campos (estagiária)

A equipe do Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas (Cuidar-SE), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), participou do evento ‘Formação em Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Enfrentamento da Gravidez na Infância em Sergipe’. Durante o encontro, realizado no Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cerca de 60 pessoas puderam adquirir conhecimentos com o momento de diálogo e socialização de informações.

O encontro, que tem como principal objetivo fortalecer estratégias voltadas à redução da gravidez infantil e adolescente no estado, é fruto de uma parceria entre o Cuidar-SE e o Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Sergipe (CEPMMIF/SE). O evento contou com a participação de gestores de Educação e Saúde, representantes da sociedade civil e comunidade acadêmica.
 
Guiada por uma leitura de gênero, a discussão valorizou o papel da mulher como protagonista de sua própria história e dos direitos conquistados ao longo de muitas lutas. Entre os temas abordados, estiveram menstruação, reconhecimento do próprio corpo, proteção e prevenção de infecções e gestações, mantendo sempre o foco em como esses assuntos podem ser trabalhados pedagogicamente nas escolas.

Foram apresentados, também, dados estatísticos sobre gravidez na infância em Sergipe, informações sobre a realidade de meninas e mulheres quilombolas e indígenas, que enfrentam maior dificuldade de acesso à informação e à prevenção. Outro aspecto relevante foi o diálogo com estudantes universitários dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, ressaltando a importância das políticas públicas como aliadas na prevenção de gestações precoces.

Para a técnica do Programa Cuidar-Se, Maria Aparecida Souza Couto, lidar com políticas públicas voltadas para pessoas que menstruam é fundamental. “Independentemente do gênero, toda pessoa que menstrua precisa ter acesso a absorventes, tanto para proteger a própria saúde, quanto para se reconhecer como sujeito de direitos, exercendo sua cidadania e recebendo a devida atenção do estado. Isso garante não apenas a dignidade menstrual, mas também a dignidade da pessoa humana”, afirma.

A técnica comenta, ainda, sobre a importância da troca de informações entre todos. “Esse intercâmbio de conhecimentos contribui para a prevenção de infecções, a redução de gestações não planejadas e, sobretudo, para a promoção do respeito e da equidade de gênero no ambiente escolar, reflexo que se estende à sociedade como um todo”, finaliza.

O Programa Cuidar-SE é pioneiro no enfrentamento à pobreza menstrual na rede pública estadual de Sergipe e disponibiliza absorventes e promove ações de higiene pessoal em unidades escolares estaduais desde 2023. 

Fotos: Divulgação Seed

Notícias Anteriores