Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
A Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no bairro Bugio, em Aracaju, está de cara nova. Isso porque no final de março deste ano, a gestão da unidade de ensino deu início a um projeto de pintura e renovação do muro externo da escola. A diretora Laydjane Balbino Melo de Andrade explica que fazer isso era um sonho antigo dela, que já está como gestora há quatro anos. Ela explica que o muro lateral da escola, que fica em frente à avenida Geni da Silva Dias, antiga Poço do Mero, principal via do bairro, era pichado e não tinha nenhuma identificação. Por causa disso, muitas pessoas que procuravam a localização da escola não encontravam com facilidade.
Com fundo proveniente do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), a diretora comprou tinta e outros materiais e contratou profissionais para fazer pinturas artísticas. O resultado foi um muro totalmente renovado, com desenhos em forma de arte, bastante coloridos e alegres. Por conta das recentes chuvas, ainda faltam alguns detalhes para que a obra fique completamente pronta, mas já encanta quem passa pela avenida e vê o muro.
"Muitos alunos e professores que passaram por lá ou viram as fotos ficaram maravilhados, comentaram que gostaram bastante. Os estudantes identificam-se com essa arte, pois a escola ficou mais alegre, colorida, com a cara dos nossos jovens. Essa pintura deu vida não só à escola, mas também à avenida principal do bairro, e a comunidade escolar se identificou. Esses são detalhes que nos deixam felizes", declarou.
As pinturas são dos artistas Lucymara Tavares, Wendell Campos, Bruno Macacore, Marcel Kazo e Henry Hundson.






