Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED
Alunos do Barão de Mauá participarão de roda de conversa, círculo educativo, quintal ecológico, exposição de trabalhos, peça de teatro e manifestações culturais
Por Avelar Mattos
Dentro das comemorações da Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que tem início nesta segunda-feira, 23, e vai até a próxima sexta-feira, 27, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Colégio Barão de Mauá, realizará uma vasta programação cultural e educativa para alertar e conscientizar os alunos sobre os perigos causados pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
"As ações educativas serão ministradas em dois momentos: o primeiro, circuito educativo, será organizado por remessas de turmas, desde o ensino fundamental ao ensino médio. E o segundo momento, com a culminância, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no pátio do colégio", explica o professor Sérgio Luiz Costa, Coordenador do Projeto de Sustentabilidade Ambiental, Social e Cultural do Barão de Mauá.
Segundo o professor Sérgio Costa, as ações desenvolvidas pelo Colégio Estadual não representam atos pontuais. "Já trabalhamos com o tema dengue nessas últimas duas unidades, utilizando as diversas áreas de saberes: Matemática, Química, Biologia, Literatura, Artes e Artes Cênicas", disse.
A ação faz parte da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas, promovida pelos ministérios da Saúde e Educação com a parceria, no estado das Secretarias de Estado da Educação e Saúde. "Nosso trabalho educativo se concentra na prevenção e combate ao vetor. Com os nossos alunos, vamos promover debates, roda de conversa, círculo educativo, quintal ecológico, exposição de trabalhos, peça de teatro e manifestações culturais", disse Costa.
Integralizar
A programação do Colégio Estadual Barão de Mauá acontecerá nesta terça-feira, 24, das 7h ao meio dia. "A proposta nacional é a intencionalidade de integralizar os eixos saúde e educação, assistência na disseminação de práticas exitosas no combate ao mosquito. Inicialmente iremos realizar o círculo educativo com a roda de conversa, laboratório e inspeção na escola e na comunidade, realizada pelos próprios alunos para verificar ou não condutas impróprias no que se refere a produtos que podem levar a proliferação do mosquito", ressaltou.
Nesta terça-feira, 23, por volta das 10h, os alunos do Barão de Mauá apresentarão os trabalhos desenvolvidos por eles, dentro do tema: Política Nacional de Resíduos Sólidos.
"Teremos depois algumas manifestações culturais, como por exemplo, a apresentação do Grupo Folclórico São Gonçalo; quintal ecológico (monocultura compostagem e horta orgânica), paródias sobre a dengue e resíduos sólidos; a peça teatral "O Lixo", de Luís Fernando Veríssimo e exposição de objetos de artes reciclados", informou.
Saúde
Em Sergipe, a Sala de Situação do Aedes é representada por Tereza Cristina, Vitor Santos, bem como, outros colaboradores, reunidos em videoconferência ou reunião para mobilizar condições e situações de experiências positivas nas escolas, principalmente.
A proposta da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é divulgar as atividades desenvolvidas na escola (estado e município) como compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. O papel da escola perpassa pela fomentação de empreendedores ambientais.



