Escola pública estadual garante ingresso de grande número de estudantes no ensino superior

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Aprovados em universidades federais, estudantes da rede pública se destacam e demonstram os resultados da política estadual de educação


Aprovada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), um dos cursos mais concorridos do Estado, Gabriela Silva, aluna do Colégio Estadual Milton Dortas, localizado em Simão Dias, quase não acredita no resultado: "Até eu me surpreendi", disse ela, esbanjando felicidade. "Meus pais soltaram fogos para comemorar".

 

A família dela tinha motivo de sobra para festejar o resultado. Além de ser aprovada em Medicina, a jovem estudante ficou com a décima melhor colocação na seleção do curso. Residente no povoado Aroeiras, zona rural de Simão Dias, Gabriela Silva é filha de uma professora e de um agricultor, e está concluindo o ensino médio.

 

Aos 17 anos, além de cursar o Pré-universitário no Polo Simão Dias, ela manteve uma rotina árdua de estudos ao longo de 2015. Gabriela fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pela primeira vez por experiência, e na segunda vez sua pontuação no exame foi suficiente para ingressar no curso de Nutrição da UFS, o que não aconteceu por querer cursar apenas Medicina.

 

"Estudei principalmente na escola e em casa, mas o Pré-universitário/SEED me ajudou bastante. Aos sábados, o colégio também promovia aulas de revisão dos conteúdos temáticos para o ENEM, e isso também contribuiu para o meu desempenho", declarou Gabriela Silva, ao reforçar que as ações desenvolvidas pelo Governo de Sergipe foram fundamentais para sua aprovação.

 

Direito


Dono do primeiro lugar geral para o curso de Direito da UFS, aprovado pelo Sisu, e ainda aluno do Colégio Estadual Tobias Barreto, Lucas Prado Menezes Carvalho está terminando o ensino médio sorrindo, após a destacada classificação numa seleção bastante acirrada.

 

Aprovado em segundo lugar no grupo com vagas destinadas a cotistas também para o curso de Direito da UFS, tal como Gabriela Silva, o estudante Guilherme Borges Brito se dedicou com afinco aos estudos para conseguir esse resultado.

 

Aluno concluinte do ensino médio no Colégio Atheneu Sergipense, Guilherme Brito estuda pela manhã e pela tarde na escola, e à noite frequentou as aulas de revisão do curso Pré-universitário/SEED, no polo Glorita Portugal, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, mesmo bairro onde reside com seus pais.

 

"A equipe de professores do Atheneu é muito bem qualificada e, além disso, eles dão bastante atenção aos estudantes nas revisões de conteúdos para as provas do ENEM", afirma Brito, ao salientar que o Preuni/SEED foi de extrema importância para o seu desempenho.

 

"A preparação que tive na escola e a revisão das séries anteriores no Preuni/SEED foram a combinação perfeita", completa o estudante, que fez questão de relembrar a comemoração feita pela família, com a presença de professores e amigos para festejar sua aprovação.

 

Investimentos


"Foi uma longa jornada de preparação para os estudantes da rede pública ofertada pelo Governo de Sergipe, por meio do Programa Pré-universitário da SEED. Apenas em 2015, participaram aproximadamente 250 profissionais atuando como professores e coordenadores de polos, em um curso que atende a mais de 5.000 estudantes", destaca o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

 

Iniciada ainda no primeiro semestre de 2015, a trajetória de estudos contou com 30 semanas de aulas em 37 polos (distribuídos em 26 municípios), diversos "Aulões" aos sábados – que se tornaram sucesso de público, com auditórios lotados -, quatro simulados específicos para os alunos do Pré-universitário e um simulado geral para todos os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio nas unidades de ensino da rede estadual, e uma semana de Revisão ENEM, com apostila específica para todos os polos.

 

Estudante do Preuni/SEED no polo do Colégio Gov. Valadares, em Aracaju, o aluno Luiz Felipe dos Santos Celestino atingiu os 960 pontos na prova de Redação do ENEM 2015 e ficou com uma média final de 687 pontos, suficientes para ser aprovado no curso de Direito da UFS.

 

Com 21 anos de idade, Luiz Felipe já concluiu o ensino médio e afirma que além de estudar em casa, a preparação que teve no Preuni/SEED foi fundamental para o resultado alcançado.

 

"Contribui de forma direta, pois por serem extensos os conteúdos para o ENEM, as aulas de revisão do Preuni me deram um direcionamento muito importante, praticamente um roteiro de estudos", diz o estudante.

 

Preuni/Seed 2016


Assim como o processo de matrícula para todas as escolas da rede estadual, em 2016 as inscrições para os interessados em participar do curso Pré-universitário da SEED foram todas feitas exclusivamente de forma online.

 

No total, 11.834 estudantes se inscreveram, maior marca já registrada na história do programa, conforme explica o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/SEED), Fábio Leite.

 

"Essa grande procura pelo programa comprova a sua eficácia no quesito preparação dos estudantes para as provas do ENEM, e o grande número de alunos do Preuni/SEED aprovados em instituições de nível superior nos últimos anos atesta esse fato", afirmou ele.

 

Quarenta e quatro polos em 29 municípios


De acordo com a coordenadora do Pré-universitário, Laila Gardênia, este ano a Seed expandiu esse Programa e aumentou o número de polos na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) 6, 7, e 8, totalizando agora 44 polos, em 29 municípios.

 

O Preuni da Seed é gratuito e destinado a alunos da rede estadual que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou egressos da rede pública que já tenham terminado o Ensino Médio.

 

Como a demanda é superior ao número de vagas ofertadas, os inscritos farão uma seleção no próximo dia 31, na qual serão exploradas questões referentes a todos os conteúdos do ENEM.

 

A divulgação da relação de aprovados está prevista para o dia 12 de fevereiro, no Portal da Educação (www.seed.se.gov.br).

 

Uma vitória com sabor da vida


Dentre os inúmeros aprovados, um se destaca e o Governo de Sergipe comemora a conquista inédita da aprovação pelo Sistema Unificado de Seleção (Sisu) do estudante Italosandro Santos.

 

Egresso da rede estadual e aluno do programa Pré-universitário da SEED, ele tem deficiência intelectual e foi aprovado para o curso de Ciências Biológicas da UFS.

 

Natural e residente da cidade de Capela, aos 33 anos, ele é um exemplo de superação das dificuldades e obstáculos impostos pela vida.

 

"Certamente ele irá se tornar um exemplo e influenciará outras pessoas que têm algum tipo de deficiência a não desistir dos seus sonhos e objetivos", afirma a coordenadora do Preuni/SEED, Laila Gardênia.

Notícias Anteriores