Escolas da Rede Estadual conseguem bons resultados nos Jogos da Primavera

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Por Ítalo Marcos

 

Os XXXV Jogos da Primavera estão em seus últimos dias de competições, mas já renderam boas colocações para escolas da rede estadual de ensino. O evento esportivo do estado de Sergipe teve início no dia 21 de setembro e terminará no próximo sábado, 20, tendo participado cerca de oito mil alunos atletas de todas as redes de ensino.

 

Na paranatação, o destaque foi a Escola Estadual Senador Leite Neto (Aracaju), que ficou em 1º lugar, com  cinco medalhas de ouro. Em 3º lugar ficou o Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral (Aracaju), atrás apenas do Colégio Patrocínio de São José (Aracaju), cada uma dessas escolas com cinco medalhas de ouro.

 

Nas provas de ciclismo, as unidades de ensino estaduais dominaram as três primeiras colocações do pódio. Em primeiro lugar ficou o Colégio Estadual Leandro Maciel (Rosário do Catete), com seis medalhas de ouro, 12 de prata e oito de bronze. A segunda colocação foi garantida pelo Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral (Aracaju), com seis medalhas de ouro; e o terceiro lugar, Colégio Estadual Raimundo Araújo (Salgado), com uma medalha de bronze.

 

O paratletismo foi uma das modalidades com grande desempenho. A Escola Estadual Senador Leite Neto (Aracaju) foi a primeira colocada, com 12 medalhas de ouro e duas medalhas de prata. Já no Badminton, o destaque ficou com o Colégio Estadual Ivo do Prado (Aracaju), com uma medalha de ouro, quatro de prata e seis de bronze. No atletismo, o Colégio Estadual José Amaral Lemos (Pirambu) foi o terceiro colocado, com quatro medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze, atrás apenas do Instituto Dom Fernandes Gomes e da Escola Municipal Professor Nilson Barreto Socorro.

 

Nas disputas de xadrez, o Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento (Aracaju) ficou em 2º lugar no quadro de medalhas, com duas de ouro, e em 4º lugar no quadro geral de pontuação.

 

As competições de basquetebol acontecerão na tarde desta quarta-feira, 17, quando o Colégio Estadual Dr. Luiz Garcia (Brejo Grande) disputará a terceira colocação contra o Colégio Master. Já os jogos de futsal e handebol ainda estão acontecendo, com promessas de bons resultados para a rede estadual.

 

Jogos da Primavera

 

Cerca de 8 mil alunos atletas de escolas estaduais, municipais e particulares estão participando dessa 35ª edição dos Jogos da Primavera, que acontecem de 21 de setembro a 20 de outubro. Ao todo, 18 modalidades serão disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, karatê, natação, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, ginástica artística, handebol, judô e luta olímpica.

 

Os Jogos da Primavera são uma seletiva para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão em Natal (RN), no mês de novembro.

 

Qualificação das equipes

 

Segundo Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física, graças aos quatro polos de Centros de Esportes existentes, atualmente, os alunos estão mais preparados para os jogos.

 

"Hoje a Seed oferta a possibilidade da prática esportiva de algumas modalidades individuais, através dos Centros de Esportes. Estamos oportunizando aos nossos alunos da rede estadual a prática de sete modalidades, que são o Atletismo, Natação, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Vôlei de Praia, Judô e Luta Olímpica. Acreditamos que teremos um bom resultado, tanto quantitativo quanto qualitativo, nos Jogos da Primavera", declarou.

Notícias Anteriores