Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
No clima de “Sergipe é País do Forró” e muito arrasta-pé, unidades escolares da Rede Estadual de Ensino celebram os festejos juninos da melhor forma: resgatando tradições e estimulando a pesquisa sobre as principais atividades que movimentam a cultura sergipana. Estandes com comidas típicas, apresentação de quadrilhas e casamento caipira fizem parte da programação.
O Colégio Estadual Frei Inocêncio, localizado no povoado Sobrado, em Nossa Senhora do Socorro, é uma das escolas que está no roteiro junino e mostrou as principais festas de Sergipe.
De acordo com a diretora da unidade, professora Polyana Aragão, aproximadamente 210 alunos se empenharam para organizar a festa. “Este ano a gente decidiu homenagear os eventos que são tradicionais em nosso estado. Cada turma ficou responsável por um município. Eles montaram estandes com maquetes, cartazes, comidas típicas e curiosidades sobre essas cidades, como o São João de Areia Branca, o Forró Siri de Nossa Senhora do Socorro, a Festa do Caminhoneiro em Itabaiana e o Barco de Fogo de Estância”, relatou.
Retratar a tradição do São João de Areia Branca ficou por conta da turma da estudante Ana Beatriz Silva Santos. Ela relata que aprendeu muito sobre a cultura do município. “As quadrilhas foram nosso foco, montamos um grupo e decidimos fazer uma apresentação aqui na escola. Foi um processo muito bom porque a gente se envolveu em tudo que é relacionado ao tema”, afirmou.
O estudante Jenisson Juan da Silva compartilha da mesma opinião e afirma que a iniciativa o estimulou a conhecer mais sobre a festa de São Pedro de Nossa Senhora do Socorro. “É muito importante ter esse contato com as tradições do nosso estado. A gente aprende muito e pode compartilhar o conhecimento para outras pessoas”, destacou.
Arraial do 24 de Outubro
Em Aracaju, o arraial continua no Colégio Estadual 24 de Outubro, localizado no bairro Cidade Nova. Na unidade de ensino os estudantes trabalharam o resgate das tradições folclóricas de Sergipe e atividades teatrais. Além disso, um trio pé de serra e quadrilhas juninas animaram a festa.
Gestora do colégio, a professora Ivone de Moraes destaca que as atividades envolveram todos os alunos dos três turnos. “É um momento de confraternização. Eles que fizeram tudo, organizaram estandes, fizeram pesquisa. Um dia para celebrar o resultado desse trabalho feito por eles”, disse.
Vitória de Santa Maria
Os alunos do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, turmas do Ensino médio integral, por meio das disciplinas eletivas, vivenciaram as manifestações da cultura popular que marcam os festejos juninos, através de uma visita à exposição de Santo Antônio e do Centro Cultural de Aracaju.
O professor Luís Otávio expôs que esse trabalho nasceu em Salvador, quando fazia parte da Universidade Federal da Bahia. “Eles verificaram os altares representativos da cultura portuguesa, além das explicações sobre a origem da exposição”, disse.
Além do Centro de Cultura, visitamos também a Galeria Álvaro Santos, concluindo a temática sobre os festejos juninos e suas representações. Os professores envolvidos são: Maria Carneiro, Lourdes Oliveira, Narciso e o pedagogo Ricardo Teles.
A festa continua
Durante a semana, outras unidades festejarão o período junino com programações diversificadas. Na capital, as escolas Poeta Garcia Rosa e Ministro Geraldo Barreto Sobral e o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria já estão na expectativa para a festa.
Com o objetivo de conhecer a biografia dos artistas sergipanos, a Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto realizará a culminância do projeto junino “Caic no país do Forró", na próxima terça-feira, 18, das 8h às 11h. Na oportunidade, os alunos farão homenagens aos artistas Lourinho do Acordeom, Sena e o cantor Rogério, contando com a presença do filho do homenageado.
Na quarta-feira, 19, os alunos e professores da Escola Estadual Poeta Garcia Rosa, localizado no bairro Industrial, em Aracaju, apresentarão o II Arraiá da Família Poeta: Sergipe e a Capital do Forró, às 8h, na quadra da escola. No mesmo dia, o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria realizará o Arraial Vitória.
No Centro de Educação Profissional Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, serão três dias (17,18 e 19 de junho) do Festival de Cultura Nordestina Escola do Forró, contando com uma vasta programação de pesquisa, exposições, casamento do matuto, bate papo sobre o forró, roda de conversa sobre a cultura sergipana e apresentações de grupos, como o Peneirou Xerém.



































