Escolas da rede estadual em Sergipe se destacam no Idese com avanços em todas as etapas

Unidades reforçam estratégias pedagógicas e ações personalizadas para garantir a aprendizagem e melhorar indicadores

Autor: Caio Queirós (estagiário)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segue avançando na melhoria da qualidade da educação pública, com destaque para as escolas que obtiveram bons resultados no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) 2024. O indicador, calculado a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), avalia o desempenho de estudantes nos anos iniciais, anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, permitindo demonstrar um panorama sobre a aprendizagem na rede.

Entre as unidades que se destacaram estão a Escola Estadual Euvaldo Diniz Gonçalves (anos iniciais), Colégio Estadual Professor Valnir Chagas (anos finais) e Centro de Excelência Atheneu Sergipense (ensino médio), todas em Aracaju. Cada uma dessas escolas desenvolveu estratégias específicas para fortalecer o aprendizado, sempre com foco no acompanhamento próximo e desenvolvimento integral do estudante.

Na Escola Estadual Euvaldo Diniz Gonçalves, existe um trabalho diário de leitura individual, que vai do 1° ao 5° ano, com foco especial nas turmas do 2° e 5° ano. A coordenação pedagógica da escola debate com os professores os gráficos e os índices já divulgados, focando nos descritores, no currículo sergipano e nas necessidades de cada aluno. Além disso, é elaborado um plano de estudo a ser aplicado de forma continuada e amparada pela gestão, sempre em consonância e apoio da comunidade.

A instituição também realiza simulados com os alunos, cujo objetivo é tornar a vivência mais próxima e significativa do cotidiano deles. Há ainda as ações temáticas, cujo objetivo consiste, de forma lúdica, em ampliar as possibilidades de trabalho, tornando e efetivando o trabalho realizado em sala.

Para a diretora da instituição, Manoela Campos, o sucesso da educação nasce a partir de um trabalho sólido, sensível e contínuo. “O dia a dia pede reforço e atenção ainda mais individualizada, uma vez que os docentes, a cada ano, chegam às escolas com uma bagagem ainda mais desafiadora. Sendo assim, encontrou-se o caminho para uma educação de sucesso. O que nos cabe é permanecer com a excelência, sensibilidade, competência e vontade de fazermos o melhor por nossos alunos”, destacou.

A Escola Estadual Professor Valnir Chagas alcançou destaque nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, a unidade escolar elaborou desde o início do ano um planejamento específico juntamente com os professores, no qual foram confeccionados cadernos específicos de Português e Matemática. Além disso, são realizados aulões de revisão e simulados.

Segundo a diretora da instituição, Andreia Abreu, a equipe pedagógica realiza ações de motivação com os alunos para trazer a melhoria da média. “A cada bimestre desenvolvemos uma ação de premiação para a turma que tem a maior média do turno. Também trabalhamos simulados periódicos com os alunos no primeiro semestre e teremos dois simulados antes das avaliações externas, aulão de revisão semanal, e o aulão geral com os turnos da manhã e da tarde juntos”, afirmou.

Já no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, foi elaborado um plano de ação que contemplou simulados, produção de material com questões e aulões de revisão, além de mobilizar toda a comunidade escolar com reuniões sobre a importância do Saese como um referencial de aprendizagem da nossa escola.

Para a gestora da instituição, Liliane Teixeira, a equipe pedagógica prevê algumas melhorias para os próximos anos. “Pretendemos realizar formação continuada com os professores dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, elaborar um plano de conscientização em todas as turmas das terceiras séries, produzir um material exclusivo, além de simulados bimestrais e monitores de desempenho como auxílio”, explicou.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, os bons resultados no Idese refletem a união de esforços. “Esses avanços mostram que nossas escolas estão comprometidas com o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Estamos fortalecendo o trabalho pedagógico, investindo em infraestrutura e garantindo condições para que todos possam aprender com qualidade”, reforçou.

Sobre o Idese

O Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) é um indicador criado pelo Governo de Sergipe para medir a qualidade da aprendizagem nas redes públicas estadual e municipais. Os resultados são obtidos através do rendimento dos estudantes nos anos/séries avaliados.

Desde 2021, o Idese é calculado anualmente a partir do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, aliado a dados de fluxo escolar do Censo Escolar. Os resultados subsidiam intervenções pedagógicas, formações continuadas e o planejamento estratégico da rede estadual, fortalecendo o compromisso com uma educação pública de qualidade e equidade.

Fotos: Arquivo Seed

Notícias Anteriores