Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Por Ítalo Marcos
A campanha do Governo de Sergipe por matrícula de alunos que estão fora da escola chegou nessa quinta-feira, 10, no bairro Bugio, em Aracaju. Intitulada "Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!", a campanha é encabeçada pela Secretaria de Estado da Educação, que nesta semana intensifica as ações, visando assegurar a todos os cidadãos a garantia do direito de se matricular em uma escola da rede estadual.
Nesta quinta-feira, 10, a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju e equipe de técnicos da DEA estiveram no Bugio, onde visitaram as unidades de ensino: Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, Escola Estadual José de Alencar Cardoso e Escola Estadual Professora Lucila Moraes Chaves.
A primeira unidade de ensino a receber a equipe foi o Francisco Rosa, onde a diretora da DEA, Eliane Passos, afixou na entrada o selo representativo da campanha, que mostra à comunidade o quantitativo de vagas existentes em cada escola. O selo deverá ser atualizado diariamente e quando houver procura por vaga que não exista, a escola deve direcionar os pais de alunos para outra unidade de ensino que tenha a vaga. "Nossa tarefa é mapear as vagas e encaminhar os pais. Havendo a necessidade de abertura de novas turmas, se tiver demanda, abriremos também", disse.
Eliane Passos explicou que a equipe da DEA irá às escolas para orientar os técnicos das unidades de ensino para fazer as matrículas dos alunos e destacou a importância da campanha. "O tema já é sugestivo, porque lugar de criança e adolescente é na escola. Fora do ambiente escolar, os jovens estão muito expostos a situações de risco. Estamos conscientizando os pais, responsáveis por eles, explicando que é na escola que eles precisam estar", afirmou.
Ainda no Francisco Rosa, a equipe da DEA incentivou e orientou os pais e mães de alunos que também queiram voltar a estudar, para realizarem suas matrículas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O diretor da escola, Rubens Freire dos Anjos, falou que a campanha é necessária para a comunidade. "É importante para o nosso bairro porque visa tirar as crianças da rua e da ociosidade. Sabemos que há pais que não têm esse cuidado de trazer o filho para fazer a matrícula, então essa iniciativa da Seed vai motivá-los", declarou.
Orientações
As orientações sobre matrícula continuaram em outras unidades de ensino do Bugio. Na Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, a dona de casa Viviane Genilsa dos Santos foi matricular o seu filho Hugo Gabriel, de 8 anos. "Acho muito bom a Seed nos orientar, pois a educação é fundamental na vida da pessoa. Sem os estudos, hoje em dia, não somos nada. Por isso que eu também pretendo voltar a estudar para ver se faço um curso de enfermagem", disse.
A mesma opinião foi compartilhada por Patrícia Santos Silva, que foi matricular suas duas filhas, de 8 e 16 anos. "Acho importante essa campanha, porque as crianças precisam estudar para garantir um bom futuro", afirmou.
O líder comunitário do bairro Bugio, Aragão Barroso, mostrou-se empolgado com a campanha. "Detectamos que tem muitas crianças e adolescentes sem estudar. Então abraçamos essa causa, que tenho certeza que terá um resultado positivo. Queremos ver todas as crianças da nossa comunidade estudando na escola da rede pública estadual. Acreditamos que é na educação que vencemos todas as barreiras para a nossa formação", declarou.
Na Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, a diretora da DEA Eliane Passos também afixou o selo contendo o número de vagas e orientou os servidores da escola sobre o processo de matrícula dos alunos. Outra orientação dada foi para que a escola não recuse fazer matrícula de nenhum aluno se o responsável não tiver levado algum documento. "É preciso primeiro garantir a matrícula. Depois dá um prazo para que a documentação seja entregue", explicou Eliane.
Campanha
A campanha "Lugar de Criança e Adolescente é na Escola!" teve início no dia 7 de maio e não tem data para terminar. Na última quarta-feira, 9, a ação foi realizada junto à comunidade do Coqueiral, no Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo, uma das 86 unidades escolares da Seed sob a responsabilidade de gerenciamento da DEA, que está visitando todos as comunidades dos bairros da cidade para convocar as famílias a matricularem crianças e adolescentes nas escolas estaduais.
A iniciativa de intensificação de matrículas na Rede Estadual tem contado com o apoio e o engajamento de lideranças comunitárias, as quais têm se somado ao trabalho das equipes escolares no contato com os alunos e suas famílias.
Todas as 355 escolas da Rede Estadual estão engajadas na Campanha Lugar de Criança e Adolescente é na Escola! e disponibilizam a estrutura de suas secretárias escolares para auxiliar alunos, pais e responsáveis legais no processo de matrícula nas escolas estaduais.
















