Escolas estaduais de Sergipe participarão da Olimpíada Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro

Estudantes sergipanos representarão o estado em competição nacional que alia ciência, tecnologia e protagonismo juvenil

Por Caio Queiroz (estagiário)

A Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) reúne, em 2025, estudantes de todo o país em uma competição que alia criatividade, ciência e tecnologia. No total, 31 escolas da rede estadual de Sergipe participarão da Olimpíada Brasileira de Foguetes, realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de setembro.

A Obafog, que até o ano de 2024 era conhecida como Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), é uma olimpíada experimental. Nela, os estudantes, individualmente ou em equipes compostas de até três integrantes, constroem seus próprios foguetes a partir de garrafas PET e o lançam, buscando alcançar a maior distância possível. Além de promover a aprendizagem prática de conceitos de física e matemática, a olimpíada estimula a curiosidade científica, o trabalho em equipe e a inovação.

A Olimpíada é aberta a escolas públicas e privadas de todo o Brasil, da educação básica ao ensino médio. Em 2024, mais de 304 mil alunos participaram do evento, que distribuiu mais de 20 mil medalhas em todo o país. Em 2025, a novidade é a inclusão do foguete de nível 6 – Multiestágio Manual do Mundo, desenvolvido em parceria com o canal Manual do Mundo e com o professor Patrick Martins, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, ressaltou a importância da participação sergipana na olimpíada. “Nossos alunos vivenciarão uma experiência única que vai além da sala de aula. É ciência aplicada, é trabalho em equipe, é criatividade em ação. Isso mostra a força da educação pública de Sergipe, que valoriza talentos, incentiva sonhos e prepara os jovens para os desafios do futuro”, destacou.

Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Dase/Seed), Eliane Passos, é motivo de muita satisfação ver as escolas sergipanas representando o estado na olimpíada. “Esse é um momento em que o conhecimento científico se transforma em prática, despertando nos estudantes o prazer pela descoberta e pela inovação. Cada foguete lançado é também o lançamento de novos sonhos e possibilidades para esses jovens”, afirmou.

Escolas estaduais

De acordo com levantamento realizado pela equipe do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Dase/Seed), as escolas que irão participar da olimpíada são: Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, Centro de Excelência Leandro Maciel, Centro de Excelência José Rollemberg Leite, Centro de Excelência Prof. João Costa, Colégio Estadual Tobias Barreto, Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, Centro de Excelência Barão de Mauá, Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa, Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, Centro de Excelência de Educação Profissional Ulysses Guimarães, Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas, Colégio Estadual Silvio Romero, Centro de Excelência Epifânio Dória, Colégio Estadual Monsenhor Juarez Santos Prata, Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira, Centro de Excelência Abdias Bezerra, Colégio Estadual Guilherme Campos, Centro de Excelência Miguel das Graças, Colégio Estadual José Joaquim Cardoso,  Centro de Excelência Emiliano Ribeiro, Colégio Estadual João Salônio, Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Professora Maria Berenice Barreto Alves, Centro de Excelência de Educação Profissionalizante Berila Alves de Almeida, Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, Colégio Estadual Manuel Dantas e Colégio Estadual Almirante Tamandaré. 

Fotos | Ascom Seed

Notícias Anteriores