Por Keven Santos, estagiário
Fonte: Ascom/ Seduc
Prática de esportes na escola desenvolve novas habilidades e mobiliza os estudantes a participar de competições. Das 30 obras entregues pelo Governo do Estado em 2023, 20 foram espaços esportivos
Em 2023, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realizou uma série de atividades, projetos e construção de espaços multiesportivos para incentivar a participação dos estudantes da rede estadual nas atividades esportivas. Em destaque de 2023, das 30 obras inauguradas pelo Governo do Estado, 20 foram quadras e espaços poliesportivos.
No primeiro semestre, foram inauguradas as quadras poliesportivas do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, do Colégio Estadual Dom Mário Sivieri, localizado em Lagarto, além do Colégio Estadual João Salônio, em Nossa Senhora Aparecida.
Também foram inauguradas as quadras do Colégio Estadual Benedito Oliveira, em Aracaju, além do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, em São Cristóvão. O Colégio Estadual Dr. Jessé Trindade, em Ilha das Flores, o Centro de Excelência Nelson Resende de Albuquerque, localizado em Gararu, além do Colégio Estadual Luiz Garcia, de Brejo Grande e por fim, o Colégio Estadual Prof. Rogaciano Magno Leão Brasil, em Santo Amaro das Brotas.
No segundo semestre, a quadra de esportes do Colégio Estadual Armindo Guaraná foi entregue à comunidade escolar, possibilitando a ampliação da oferta de novas modalidades esportivas para os alunos. Com a mesma finalidade, a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela foi inaugurada. E assim também do Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana, e do Centro de Excelência Lourival Fontes, localizado em Riachão do Dantas. No final do mês de dezembro foi a vez do Centro de Excelência Emeliano Ribeiro receber a nova quadra poliesportiva com vestiários, área de convivência e bicicletário.
Com visual novo e moderno, foi entregue a quadra da Escola de Esportes Professor Kardec, localizada no bairro Santa Maria, a quadra da Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia, no Santos Dumont, além das quadras de gramado sintético localizadas nos bairros Industrial e Olaria, em Aracaju.
Juntas, as escolas de esportes, que possuem, em sua maioria, alunos das redes públicas, beneficiam mais de 400 alunos matriculados, com idades entre 7 e 17 anos. Dentre as modalidades esportivas ofertadas estão inclusos o judô, voleibol, wrestling, jiu-jitsu, futebol, futsal, tênis de mesa, ginástica artística e rítmica, atletismo e badminton, além das paramodalidades de paratletismo e parabadminton.
De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, os espaços multiesportivos e quadras são essenciais para a prática de várias modalidades esportivas entre os estudantes, garantindo a cidadania, inclusão social e lazer. "As quadras funcionam como um elo entre a escola e comunidade, não somente para a prática esportiva, mas como um centro de lazer e pedagógico”, afirmou.
Jogos da Primavera 2023
Paralela às inaugurações, Sergipe contou em 2023 com o grande retorno presencial dos Jogos da Primavera, cuja 39ª edição foi marcada por ser a ‘edição dos recordes’. Foram mais de 15 mil estudantes das 472 escolas inscritas das redes estadual, municipal e privada dos 75 municípios sergipanos, edição iniciada em 2 de maio. Dentre as 26 modalidades, as que mais tiveram inscrições foram o futsal, com 5568 inscritos; o atletismo, com 2811 inscritos; e o voleibol, com 1157 inscritos.
Ainda segundo Zezinho Sobral, os Jogos da Primavera possuem o objetivo de fomentar a prática do esporte nas instituições de ensino. Isso possibilita que os alunos e atletas vivenciem uma competição esportiva pautada pela ética, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno como um ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte. “As atividades dos Jogos da Primavera foram concluídas no dia 19 de junho, com a realização das partidas finais das modalidades coletivas e a premiação geral dos atletas, com 10 escolas campeãs.
Foi uma festa no Constâncio Vieira, que também ganhou melhorias estruturais, além do Parque Aquático Zé Peixe. Não podemos esquecer dos nossos alunos atletas e paratletas que participaram dos Jogos da Juventude e deram um show de talento em diversas competições em todo o Brasil ao longo do ano, representando muito bem o nosso estado. Sergipe se orgulha muito dos nossos talentos revelados nas escolas”, ressaltou.
Fortalecimento ao Esporte Escolar
O Circuito de Fortalecimento ao Esporte Escolar ocorreu em sete bairros de Aracaju e nas cidades de Laranjeiras e Simão Dias, com a finalidade de promover atividades esportivas, de lazer, culturais e competições interescolares. As ações possuem o intuito de garantir o acesso ao esporte, fortalecendo o vínculo da escola com a comunidade, além de incentivar e reforçar a ocupação consciente dos espaços públicos.
Segundo o coordenador de Esporte Educacional da Seduc, Chico Albuquerque, os objetivos também incluem a promoção da multiplicidade de vivências esportivas para os alunos, possibilitando experiências esportivas além do contexto escolar. A realização do circuito direciona a integração entre escolas do mesmo município e aproxima a comunidade local da importância do esporte para as crianças e jovens. “Iniciamos o circuito no mês de agosto percorrendo os bairros da capital Aracaju. Após isso, tivemos a edição no Centro de Excelência Professor Paulo Freire, no bairro Industrial, com toda a comunidade escolar e escolas da região. Levamos para o interior e iniciamos em Laranjeiras, com 262 participantes de três escolas. Já em Simão Dias, foram 215 participantes, de 12 escolas”, pontuou.
O professor de educação física do Centro de Excelência Professor Paulo Freire, Leandro Jabu, incentivou a participação dos alunos no Circuito. “A prática esportiva unifica os alunos e revigora a vontade de estudar e aprender. O circuito foi repleto de leveza e descontração, na qual os alunos competiram de forma amistosa, com zelo e respeito”, destacou.
O aluno Alexsandro Oliveira, da 2º série A do ensino médio, comenta sobre as experiências esportivas que têm vivenciado no Centro de Excelência Professor Paulo Freire. “Gosto muito de jogar futsal, vôlei e basquete e a disciplina de educação física dá espaço para praticar esses esportes com a turma. O professor Leandro sempre inova nos projetos e isso me inspira para continuar conquistando meu espaço no esporte”, complementou.
O coordenador reforça, ainda, a relevância do esporte na escola. “Em uma sociedade que precisamos promover hábitos saudáveis, estimular o respeito e trabalho em equipe, o esporte é a ferramenta que possibilita promover todos esses benefícios. O esporte na escola é necessário tanto do ponto de vista dos benefícios para o corpo quanto para a mente. O esporte contribui para o fortalecimento da confiança e autoestima, por meio dos elementos psicossociais dentro do esporte. Não apenas no aspecto do rendimento esportivo, o esporte na escola proporciona vivências únicas e possibilita grandes avanços na vida dos nossos jovens", finalizou Chico Albuquerque.





