Vivência Legislativa proporciona a José Guylherme aprendizado sobre cidadania e democracia
Autor: Caio Queiroz (estagiário)
O estudante José Guylherme Santos Santana, do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, situado em Poço Verde, no Centro-Sul sergipano, está em Brasília (DF) participando da ‘Semana de Vivência Legislativa’, que acontece de 18 a 22 de agosto. Ele foi selecionado para participar do Programa Jovem Senador por meio do Concurso de Redação, que, neste ano, teve como tema ‘Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente’, e conquistou o 1° lugar estadual.
Em Brasília, José Guylherme tomou posse como Jovem Senador ao lado de outros 26 estudantes, representando todos os estados e o Distrito Federal, em sessão solene realizada no plenário do Senado Federal. A cerimônia, realizada na última segunda-feira, 18, foi presidida pelo senador Paulo Paim, idealizador do programa, e contou, também, com a presença de coordenadores estaduais e professores orientadores.
As coordenadoras estaduais do programa em Sergipe, Nadia Cardoso e Celia Gil, acompanharam a posse e receberam uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na mobilização e incentivo aos alunos sergipanos.
Para a técnica pedagógica no Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Seed, Nadia Cardoso, o programa tem uma importância muito grande na vida dos jovens para entendimento acerca da importância do que é ser cidadão. “É impressionante como os alunos que participam dessa experiência do jovem senador amadurecem, entram, de fato, na vida adulta. Eles começam a perceber que têm responsabilidades com o coletivo, com o seu estado, com o seu país, com o mundo. Quando eles saem dessa experiência, já saem como adultos, e adultos que têm consciência a respeito da sua obrigação com o coletivo, com todo o seu país”, destacou.
A coordenadora do programa Jovem Senador em Sergipe, Célia Gil, explicou que o programa oferece aos alunos todo o conhecimento, a experiência de vivenciar uma semana de um senador, aprendendo o que é política. “É uma alegria muito grande ver os nossos jovens terem essa oportunidade e ver o crescimento deles de perto porque, nessa semana em que passam como jovens senadores, eles aprendem realmente o que é democracia, o que é cidadania”, afirmou.
Para o jovem senador, José Guylherme, a experiência representa uma oportunidade única de aprendizado. “Estar aqui significa não apenas realizar um sonho, mas, também, ter a chance de aprender, trocar vivências com jovens de todo o país e de ampliar meu olhar sobre o papel da cidadania. Tenho certeza de que essa oportunidade vai marcar minha vida e fortalecer ainda mais meus projetos para o futuro”, compartilhou.
Para poder participar do Programa Jovem Senador, Guylherme foi orientado pelo professor Jefferson Rodrigues dos Santos, que também está acompanhado o jovem. “Guylherme, nesse momento, está representando a escola e o Estado de Sergipe. Então, acompanhá-lo nesse processo é ter a certeza de que o passo coordenado a partir de um plano pedagógico vale a pena”, explicou.
Jefferson também compartilhou a importância de ter programas como o Jovem Senador. “Falando exclusivamente do programa Jovem Senador, é ter contato com a diversidade do nosso país, diversidade de ideias e, sobretudo, aprender a olhar para essas diferenças e uni-las num só propósito, que é o bem do país. Ele passa a compreender como funciona toda a sistemática até chegar a uma aprovação, por exemplo, de um projeto de lei”, complementou o professor.
Programa Jovem Senador
Criado em 2010, o Programa Jovem Senador é voltado para alunos do ensino médio da rede pública, de até 19 anos, em todas as modalidades. O objetivo é proporcionar aos estudantes a vivência do processo legislativo no Senado Federal, por meio de uma semana de imersão em Brasília.
A seleção ocorre por meio de um Concurso de Redação, realizado, anualmente, nas escolas públicas estaduais e municipais. O estudante que conquista o 1° lugar em cada estado e no Distrito Federal é convidado a participar da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília/DF.
Durante a semana, os jovens participam de sessões plenárias e reuniões de comissões; elaboram, discutem e votam projetos de lei; vivenciam o dia a dia dos parlamentares e têm a oportunidade de ver algumas de suas propostas tramitarem oficialmente no Senado.
O programa busca despertar nos jovens o interesse pela política, pela democracia e pelo exercício da cidadania ativa, incentivando o protagonismo estudantil e a formação de lideranças comprometidas com o futuro do país.
Fotos: Divulgação Seed