Estudante do Centro de Excelência Coronel José Joaquim Barbosa representa Sergipe em curso internacional sobre sustentabilidade

Aluno José Kaio, da cidade de Siriri, participou da UWC Short Course Amazônia 360 e voltou com vivências marcantes sobre liderança e impacto social para compartilhar com seus colegas

Autora: Jennifer Nyrla (estagiária)

O estudante José Kaio Campos, de 16 anos, do Centro de Excelência Coronel José Joaquim Barbosa, em Siriri, teve uma experiência transformadora ao ser o único sergipano selecionado para participar do UWC Short Course Amazônia 360, um curso intensivo promovido pela UWC Brasil voltado para jovens de 15 a 17 anos. O programa reúne estudantes de todo o país em uma vivência imersiva na região amazônica, com foco em temas como sustentabilidade, impacto social e liderança.  

O estudante conquistou uma bolsa de 93% oferecida pelo próprio programa, graças ao seu histórico de protagonismo estudantil e ao desejo de causar um impacto positivo em sua comunidade. Durante os dez dias de atividades, ele e outros 19 jovens selecionados no Brasil puderam vivenciar a realidade amazônica. O grupo visitou comunidades indígenas como o Parque das Tribos e Cipá, além de comunidades ribeirinhas, como Santa Helena do Inglês e Tumbira, esta última localizada no Rio Negro, onde também passaram alguns dias em total imersão.

De volta à escola, o estudante compartilhou com os colegas tudo o que aprendeu e viveu na Amazônia. Sua participação no programa reforça a importância de iniciativas que conectam os jovens a questões ambientais e sociais urgentes, estimulando o senso de liderança, empatia e compromisso com o futuro.

Para o estudante José Kaio, o curso representou mais do que uma viagem, foi uma vivência que ampliou seus horizontes e fortaleceu seu desejo de fazer a diferença. “A experiência foi incrível. Poder descobrir e conhecer novas culturas é muito legal e poder conversar abertamente com essas pessoas fez com que eu ampliasse meu olhar sobre os assuntos relacionados ao meio ambiente e à cultura”, contou. 

Para o diretor do Centro de Excelência Coronel José Joaquim Barbosa, Givanilton Brito, preparar os estudantes para vivenciar essas oportunidades contribui para que eles se sintam motivados e determinados em relação ao futuro. “A questão ambiental é um dos temas mais discutidos em sala de aula na nossa escola. José Kaio é um aluno muito inteligente e participativo. Sua experiência está sendo compartilhada com toda a comunidade escolar, e esperamos que isso também inspire a participação de outros alunos”, destacou. 

Para a técnica pedagógica do Centro Estadual de Idiomas (CEI), Célia Gil, experiências como essa são valiosas para a formação dos estudantes. “José Kaio é um jovem protagonista na escola e vem se destacando em outros programas. É importante incentivar esses estudantes a participarem de iniciativas como essa, pois elas só acrescentam à formação acadêmica e pessoal deles. Ficamos muito felizes em poder acompanhar e contribuir para o sucesso dos nossos alunos”, afirmou.

Além desse recente feito, o estudante já desenvolveu um projeto voltado para a educação socioambiental, intitulado ‘Conscientiza Serigy’. A iniciativa promoveu atividades como debates, palestras e exibição de documentários sobre questões socioambientais, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

O UWC Short Course Amazônia 360 é realizado em Manaus e na comunidade Tumbira, e se destaca por oferecer uma oportunidade única de aprendizagem prática em um dos biomas mais importantes do planeta.

Fotos: Unidade escolar

Notícias Anteriores