As equipes premiadas seguem para a etapa nacional que acontecerá entre os dias 13 e 19 de outubro em Vitória, no Espírito Santos
Autora: Michele Becker
Estudantes da rede pública estadual de ensino de Sergipe conquistaram as medalhas de ouro e de prata na modalidade ‘Robótica Artística’ (nível II) da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. Realizado em Itabaiana, município do agreste do estado, o evento científico contou com a participação de 37 escolas das redes pública e privada, proporcionando um espaço de integração e aprendizado. As equipes premiadas seguem para a etapa nacional, que acontecerá entre os dias 13 e 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.
O primeiro lugar foi para a equipe do Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo, em Capela, cidade do leste sergipano, circunscrita à Diretoria Regional de Educação do Leste sergipano (DRE 4). Já o segundo lugar ficou com a equipe do Centro de Excelência Dom José Luciano Cabral Duarte, em Aracaju, vinculada à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).
Intitulado ‘A prática da Física e Matemática na Robótica’, o projeto ganhador retratou de forma criativa e científica a integração entre conceitos teóricos, ensinados em Matemática e Física, com tecnologia robótica aplicada em um determinado contexto. Com base na realidade local que envolve a preservação de espécies nativas da Mata do Junco, a equipe do Edélzio Vieira de Melo escolheu o Macaco Guigó como protagonista, unindo ciência, cultura e preservação ambiental.
“Nosso projeto consistiu na criação de um robô representando o Macaco Guigó em seu habitat natural. A apresentação mostrava a fuga do macaco sempre que um ser humano tentava se aproximar, utilizando sensores ultrassônicos e infravermelhos, além de dois motores grandes e um médio para a locomoção. O objetivo foi destacar a importância da preservação dessa espécie em risco de extinção, sensibilizando sobre os impactos da ação humana no meio ambiente”, explica a professora e orientadora do projeto, Adriana Andrade.
Na avaliação da professora de Física Rosivania Lima, foi um momento importante para sua equipe, composta por Flávio Henrique Oliveira de Jesus, Ebert Santos Gomes, Claudiano Santos Reis e Jaiany Gabrielly Santos Teles Lima, alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. “A olimpíada permitiu aos nossos alunos interagirem com outras experiências de ensino de Robótica, ampliando seu conhecimento e visão sobre a aplicação da ciência e tecnologia em projetos inovadores”, destaca.
Realizada em todo o Brasil, a OBR tem como objetivo estimular jovens do ensino fundamental, médio e técnico a se interessarem por ciência e tecnologia, utilizando a robótica como ferramenta de aprendizado. Na modalidade Robótica Artística, as equipes participantes unem conceitos de engenharia, programação e expressão artística para criar projetos originais que dialoguem com a sociedade.
Investimento
Os resultados conquistados pelos estudantes de Capela e de Aracaju refletem os investimentos realizados pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), para modernizar e fortalecer o ensino de robótica em toda a rede pública estadual de ensino. Entre 2024 e 2025, 90 escolas foram contempladas com kits de robótica, sendo 74 unidades de educação em tempo integral e 16 escolas de ensino regular. O investimento total foi de R$ 8.449.395,00.
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, a robótica tem sido fundamental para a formação integral dos estudantes. “A rede estadual de ensino tem se destacado na robótica, na iniciação científica e tecnológica, revelando talentos em diversos eventos estaduais e nacionais, recebendo até credenciamentos internacionais. Isso é resultado de todo o trabalho e empenho do nosso grande time de professores e do entusiasmo dos nossos estudantes. Esses kits contêm equipamentos modernos para estimular a criatividade e desenvolver as capacidades dos alunos”, afirma.
A coordenadora de infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seed, Luciana Oliveira, também ressalta o impacto pedagógico positivo da iniciativa. “São kits que dão um incremento em todo o processo criativo, tanto para iniciantes quanto para aqueles em níveis mais avançados. A prática promove o raciocínio lógico, o pensamento crítico e abre as portas para o universo das novas tecnologias”, comenta.
A professora Adriana Andrade lembra que o projeto de Robótica no Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo teve início em julho de 2024. Inicialmente, os alunos trabalhavam com materiais voltados à sustentabilidade, evoluindo posteriormente para conceitos de mecânica, elétrica e design. Atualmente, o projeto também integra o uso de placas Arduino e kits Lego, promovendo aprendizado prático e interdisciplinar.
Graças ao projeto de Robótica do Edélzio, ela foi selecionada entre dez educadores de todo o Brasil para participar do evento Manna Quântico, em Curitiba, em março de 2024, como um reconhecimento que evidencia a qualidade e o impacto da iniciativa em âmbito nacional.
Robótica
Cada kit entregue às escolas contém recursos modernos e acessíveis, como conjuntos de peças motorizadas, sensores, motores, baterias, controladoras, cabos, manuais de conservação e material de apoio pedagógico. Os equipamentos permitem desde a iniciação à robótica até a programação em níveis avançados, incluindo ferramentas de acessibilidade e ambientes virtuais de aprendizagem.
Com a ampliação dos investimentos, a robótica está presente em escolas regulares e de tempo integral, promovendo a iniciação tecnológica, a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades que preparam os estudantes para os desafios do futuro.
Fotos: Unidade escolar