Passeio ressalta importância das atividades de campo na aprendizagem e será usado como repertório para redação do Enem
Autora: Alice Mendonça (estagiária)
Em meio às vésperas do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, 85 alunos do Ensino Médio, do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, localizado em Simão Dias, tiveram a experiência de visitar o Parque Nacional Serra de Itabaiana (Itabaiana/SE), com o propósito de compreender a importância da preservação e conservação ambiental, possível tema para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
O passeio aconteceu nos dias 11 de outubro e 1º de novembro e contou com a orientação dos professores José Edson, Carlos Marcelo, Hudson Jorge, Janaildes Lima e Iara Lisboa, além de palestras com a bióloga Mayara de Lima Costa, agente temporária ambiental (ATA) do parque.
Nas ocasiões, foram promovidas atividades interativas, como trilhas na serra, sob a supervisão do biólogo Jefferson Oliveira Lima, além da observação de plantas, animais e formações rochosas. O professor de Geografia, José Edson, orientou os alunos que participaram das visitas e que estão estudando para a prova do Enem, cujas aplicações estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Um dos estudantes que participaram da visita foi o aluno Phelipe Gabriel Andrade e Oliveira, do 3° ano do Ensino Médio. Para ele, a dinâmica no parque foi uma boa oportunidade para confirmar a importância dos debates feitos em sala de aula sobre a manutenção dos bens naturais, além de ser uma atividade de descontração nos dias anteriores à prova. “Foi um momento de se reconectar e recarregar as energias nas semanas que antecedem o Enem. Aliás, acredito que o eixo ambiental é uma forte aposta para este ano, uma vez que temas relacionados a esta área não têm aparecido nas últimas edições e também porque o Brasil está sediando a COP-30, em Belém. Assim, penso que o tema deste ano pode se relacionar com ações de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas”, disse o estudante, que reforça os benefícios de ações práticas para além da sala de aula como essenciais à construção de repertório social na redação do Enem e na vida dos estudantes.
De acordo com o professor José Edson, a dinâmica fortalece a necessidade de preservar os biomas, bem como a urgência de a população cuidar de locais de preservação, repertórios importantes que podem ser usados na redação, em caso de tema relacionado ao meio ambiente. “Podemos destacar a importância da área de conservação para a manutenção ambiental e também social. Esses espaços garantem a vida na Terra, com permanência das espécies faunísticas e florísticas. A preservação também tem importância para a garantia das gerações futuras”, disse o professor.
O professor Carlos Marcelo, da disciplina Arte, também participou das visitas e ressalta a importância dos alunos que farão a prova dominarem os repertórios na hora de escrever a redação. “Os repertórios são fundamentais pela questão da riqueza textual que o estudante leva para a prova, por meio da compreensão da diversidade e pluralidade que a leitura e estudos lhe trazem”, informou o docente.
Enem
A prova do Enem é composta de 90 questões, divididas em dois dias, com 45 cada. O primeiro dia é voltado para as áreas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação, e o segundo, para Ciências Exatas e da Natureza. O tema da redação é revelado no primeiro dia da prova, e o candidato deve escrevê-la em um espaço de 30 linhas. Tangenciar reduz a nota, e fugir ao tema corresponde a 0 na redação.
Fotos: Unidade escolar
