Estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac participam de oficinas de teatro e grafite

Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED

 

Por Lívia Lessa

 

O pintor italiano renascentista, Leonardo da Vinci, já constatava:  "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". Para apreciar e promover ainda mais uma maior aproximação com o universo artístico, na manhã desta quarta-feira, 28, os alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, no Santos Dumont, em Aracaju, participaram das oficinas de teatro e grafite.

 

O projeto de intervenção artística conta com a coordenação do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi), da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A ação tem como objetivo proporcionar aos alunos momentos para aprender mais sobre a arte e ainda possibilita criar e se divertir.

 

O professor de história, Jairton Peterson Rodrigues dos Santos, elogiou a iniciativa e ainda destacou que ações como esta fortalecem o processo de ensino e aprendizagem.  "As oficinas de teatro e grafite irão melhorar o desenvolvimento cognitivo destes jovens. Além disso, é mais um meio para transformá-los protagonistas na comunidade. Por meio da arte é possível promover transformação social", frisou, ao comentar que a educação pública salva-vidas.

As oficinas contam com dois momentos: o primeiro teórico, no qual são passados os conteúdos; já no segundo instante, os estudantes começam as atividades práticas.  A coordenadora pedagógica, Fátima Barros, agradeceu ao Nupi. "Essa ação é fundamental e demonstra uma maior atenção com a nossa unidade escolar", declarou.

 

Oficina de Teatro

A técnica do Nupi Maria Tereza Xavier ministrou a oficina de teatro. De acordo com ela, com a atividade é possível despertar o senso crítico dos jovens.  "No teatro trabalhamos a criatividade. Ele também proporciona experiências corporais e expressivas. Além disso, ainda ajuda no entendimento das temáticas sociais, fazendo com que os estudantes se identifiquem neste fazer artístico", declarou.

 

Para Silas Cabral, aluno da 1ª série do ensino médio, participar da oficina representa a realização de um sonho. "Sempre me interessei pelas artes cênicas. Essa atividade irá me ajudar muito na oratória e ainda é uma maneira de trabalhar a timidez", afirmou.

 

Oficina de grafite

 

A oficina de Grafite foi ministrada pela técnica do Nupi, Juliana Vila Nova. Conforme ela observa, a escola toda prestigia as criações desses alunos, apresentando aos estudantes uma explicação e contextualização sobre esta forma de expressão artística.

 

"Nas minhas oficinas de grafite procuro priorizar a ação coletiva. Dessa maneira, possibilita fortalecer e demonstra aos jovens a importância do trabalho em equipe", disse Juliana Vila Nova.

 

O estudante da 2ª série do ensino médio, Natanael Santos Silva, demonstrou o interesse em aprender mais sobre a arte do grafite. "É uma ótima oportunidade. Tenho certeza de que será uma experiência enriquecedora. Deixaremos a nossa escola colorida e muito mais bonita", afirmou.

 

Compartilhando desta mesma opinião, Jessica Guimarães, aluna da 3ª série, parabenizou a Seed pela iniciativa. "Essas oficinas que estão sendo realizadas em nossa unidade escolar trazem muito efeitos positivos, como despertar o pensamento criativo dos alunos", finalizou.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Notícias Anteriores