Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Para realizar essa obra, que beneficia diretamente mais de 350 alunos, o Governo de Sergipe investiu mais de R$ 750 mil em recursos próprios
Após uma completa reforma e ampliação da estrutura física da Escola Estadual Des. João Bosco de Andrade Lima, localizada no bairro Bugio, em Aracaju, o governador do Estado, Jackson Barreto, e a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Marieta Barbosa, inauguraram oficialmente nesta sexta-feira, 10, as obras de recuperação da unidade escolar.
Ao lado de estudantes, moradores e lideranças políticas da comunidade, além de secretários de Estado e parlamentares sergipanos, Jackson Barreto descerrou a oitava placa de inauguração de reforma de escola apenas este ano.
Presentes à solenidade estavam também alguns dos filhos do patrono da unidade escolar, o desembargador João Bosco de Andrade Lima, falecido no ano 2000.
"Com essa inauguração estamos demonstrando que mesmo com todas as dificuldades financeiras pela qual passamos, o governo do Estado reafirma seu compromisso com a área educacional, e continua investimento para oferecer uma educação pública de qualidade aos sergipanos", declarou Jackson, ao falar sobre as escolas profissionalizantes que estão sendo construídas em sua gestão e as demais unidades escolares da rede estadual que estão sendo reformadas.
Fundada em 1982, a Escola Estadual Des. João Bosco de Andrade Lima atende atualmente a 353 estudantes dos bairros Bugio e Jardim Centenário, matriculados nas 15 turmas de ensino fundamental menor (1ª a 4ª série), ofertadas pela unidade de ensino.
Aprovação
Morando a poucos metros da Escola Des. João Bosco, a dona de casa Ana Clésia demonstrou satisfação por seus dois filhos, ambos matriculados na unidade, terem sido beneficiados por esta obra.
"Ficou muito melhor. Os meninos agora estudam em uma escola de qualidade", disse, orgulhosa, essa mãe.
Ao seu lado estava a senhora Carmen Rosa, ex-aluna da Escola João Bosco e moradora do Bairro Jardim Centenário há mais de quatro décadas. De acordo com Carmen, "é praticamente outra escola depois dessa reforma", ressaltou ela, depois de ter visitado as novas e modernas instalações da unidade.
Mas não apenas os pais e mães de estudantes da escola aprovaram as obras de intervenção física na Escola João Bosco. Com 11 anos de idade, a pequena Joana Carla circulava alegremente pelas novas dependências do prédio escolar onde estuda diariamente.
"Está tudo melhor depois da reforma", disse sorridente a jovem aluna do 5º ano.
Assim como Joana, o também aluno do Des. João Bosco, José Carlos, está cursando a 3º ano do ensino fundamental, e ficou feliz com a reforma da escola.
"Amo minha escola e ela ficou muito boa, com tudo novo para a gente usar", afirmou.
Novidades
Guiado pelo diretor da Escola Des. João Bosco, professor Antônio Martins Bezerra, o governador Jackson Barreto e Marieta Barbosa percorreram todas as dependências da unidade, que após um investimento de R$ 759.558,63, foi totalmente reformada pelo Governo de Sergipe, por meio da SEED e da Companhia Estadual de Obras e Habitação (CEHOP).
Agora ampliada, a escola oferece aos estudantes novas ferramentas de estudo, como uma biblioteca e um laboratório de informática, espaços de que a unidade de ensino não dispunha antes. A cozinha também foi ampliada e uma casa de gás foi construída.
"Essa obra é a realização de um sonho dessa comunidade, e resultado de um esforço coletivo. Queremos estreitar os laços com todos os agentes envolvidos no processo de educação para continuarmos construído uma educação pública cada vez melhor", enfatizou a superintendente Marieta Barbosa.
Os recursos permitiram que fosse feita a revisão geral do telhamento, um acréscimo da área de despensa e também uma pintura geral do prédio. A reforma contemplou ainda a execução de concreto desempolado na recreação, no acesso à escola e nas calçadas além da execução de estacionamento em paralelepípedo.
Como em todas as reformas de prédios escolares executadas pelo Governo de Sergipe, a Escola João Bosco foi adaptada às normas técnicas de acessibilidade, com a construção de um módulo com dois banheiros para deficientes, mapa tátil e placas em braile.
Homenageado
Ao discursar para os presentes na solenidade de inauguração, o filho do patrono da escola, João Bosco de Andrade Lima Filho, falou sobre a trajetória profissional e familiar de seu pai.
De acordo com ele, uma das maiores preocupações do falecido desembargador era com a educação, "pois ele a entendia como a maior herança e legado que podia deixar para seus filhos".
"Estamos honrados por termos nesta escola uma homenagem ao nome do nosso pai, e também pela qualidade da obra que hoje o Governo Jackson Barreto inaugura", disse ele, em nome dos demais irmãos.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif;}
























