Iniciativa consiste numa parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal de Justiça de Sergipe
Por Izabela Campos (Estagiária)
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), juntamente com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), deu início na nessa terça-feira, 20, à Formação em Cidadania dos Estudantes Monitores, por meio do Programa Estadual de Educação Cidadã (Ser Cidadão). O evento, ocorrido no Auditório do Arquivo do Judiciário, em Aracaju, marcou também o início das aulas do programa e tem como objetivo fortalecer o processo de formação e participação cidadã dos jovens, com base no respeito aos direitos humanos, na Democracia e em temas sociais relevantes.
Estiveram presentes a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), Eliane Passos, e a coordenadora do Ser Cidadão, Nathalie Lima. “O programa tem o objetivo de levar a educação cidadã para despertar nos nossos estudantes a consciência crítica e o entendimento sobre os nossos deveres e direitos como cidadãos. Para que diante de alguma injustiça ou privação de seus direitos eles saibam se manifestar e identificar quem são os responsáveis pela garantia daquele direito. Durante as aulas, tanto no Tribunal de Justiça, quanto nas escolas, temos professores que estão sempre os incentivando a pensar e agir numa sociedade mais justa”, disse a responsável pelo programa.
Além das representantes da Secretaria da Educação, marcaram presença na cerimônia a juíza coordenadora da Infância e Juventude, Iracy Mangueira, e a presidente do TJSE, desembargadora Iolanda Santos Guimarães.
As aulas serão ministradas aos alunos uma vez por mês e finalizadas com a certificação de conclusão de curso. Uma das principais expectativas é de que os estudantes monitores participantes tenham uma base de educação cidadã e formação crítica, a fim de que sejam multiplicadores de informação e conhecimento em suas comunidades. Durante a formação, eles terão acesso a materiais como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente e Direitos. Os responsáveis pela formação dos estudantes são juízes do Tribunal de Justiça, defensores públicos e professores da Rede Estadual.
No ano de 2024, em sua estreia, a primeira turma do programa contou com a participação de 50 estudantes. Já em 2025, o programa está sendo ampliado e interiorizado, alcançando um número maior de escolas. A turma A é constituída de 82 alunos da capital sergipana, das escolas: Centro de Excelência Leandro Maciel; Centro de Excelência de Educação Profissional José Figueiredo Barreto; Centro de Excelência Prof. José Carlos de Sousa e Centro de Excelência Nelson Mandela. Já a turma B é composta por outros 82 alunos, das seguintes unidades do município de Nossa Senhora do Socorro: Centro de Excelência de Educação Profissional Gov. Seixas Dória; Colégio Estadual João Batista Nascimento e Colégio Estadual Prof. Antônio Fontes Freitas.
Conhecimento
O Programa Estadual de Educação Cidadã (Ser Cidadão) é uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, que busca formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a Democracia, por meio de uma série de atividades.
As dinâmicas são voltadas ao fortalecimento do processo de formação e participação cidadã de crianças e jovens, com respeito à promoção dos direitos humanos e questões relacionadas, com a finalidade de potencializar a educação cidadã democrática e a liderança ativa em todo o Estado de Sergipe.
Fotos | Larissa Barros