Estudantes participam dos Jogos Internos do Colégio Estadual João Costa

Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc

 

De 18 a 20 deste mês, os alunos do Colégio Estadual João Costa, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, participarão dos Jogos Interclasses organizados pelos professores de Educação Física da unidade escolar, nas modalidades de xadrez, dama, tênis de mesa, dominó, atletismo, queimado, vôlei de areia, handebol, futsal feminino e masculino. 

 

Já nos primeiros minutos após o início da competição de xadrez, o estudante Carlos Henrico chamou o árbitro para informar que venceu a partida. Ele levou menos de dois minutos para derrotar o oponente, Daniel Rocha da Silva. Carlos aplicou uma jogada chamada xeque-mate pastor, quando o xeque-mate é efetuado pelas peças brancas durante as aberturas no decorrer do jogo. Para ele, no xadrez é preciso aprender as formas de vencer mais rápido, conhecendo as jogadas e aproveitando as aberturas que o oponente realiza. 

 

O aluno Daniel Rocha da Silva começou a aprender o jogo de tabuleiro em casa na companhia da mãe. Depois passou a praticar a modalidade pelo celular. Competindo pela primeira vez, Daniel não se importa com a ideia de perder ou ganhar. Para ele é essencial participar da competição, que pretende continuar, pois é um tipo de jogo que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico necessário na vida estudantil. 

 

Na terceira fase, 37 alunos participaram da competição de xadrez, número elevado quando comparado aos inscritos nos jogos do ano passado.

 

O professor Jonas Emerson comenta que o nível de dificuldade aumenta a cada fase. É perceptível quando o aluno se depara com a importância de permanecer em silêncio, quieto e pensando sobre a melhor escolha naquela circunstância. "Isso não somente ajuda nas matérias de exatas, mas também ensina o aluno a aprender a estudar, porque para estudar, você precisa justamente fazer isso: sentar, ler e anotar", destaca. 

 

Campeonato interclasses

 

Os jogos fazem parte de um dos momentos mais esperados pelos estudantes, afirma a professora de Educação Física, Vanessa Viveiros. As modalidades praticadas em quadra coberta ganham um público ainda maior quando os jogadores estão ávidos pela vitória, o que aumenta a expectativa de todos.

 

A aluna Alícia Tainá compete em duas modalidades: queimado e futsal. Ela julga muito importante realizar os Jogos Interclasses porque muitos dos seus colegas se dedicam ao esporte. Então a escola deve proporcionar essa oportunidade de eles mostrarem o que sabem fazer. 

 

 

Seguindo a programação, o dia 19 terá as disputas envolvendo as diversas idades na modalidade de handebol, tênis de mesa e dama. Para finalizar, no dia 20 haverá futsal masculino e dominó. 

 

 

 

 

Notícias Anteriores