Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED
Por Lívia Lessa
O Educa + Café, evento realizado nesta sexta-feira, 14, no Centro de Convenções Maria José do Hotel Orion, em Aracaju, contou com apresentação e compartilhamento das 42 boas práticas pedagógicas, 42 de gestão e 42 de protagonismo juvenil, dinâmicas em grupo, além das discussões sobre a importância do ensino médio em tempo integral. Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, professor Josué dos Passos Modesto Subrinho, prestigiou as apresentações dos estudantes.
"Sou professor e sempre estudei na escola pública. Confesso que acredito na alta qualidade do ensino. A prova disso é o relato desses alunos. Essas boas práticas devem ser compartilhadas. Nossos estudantes reconhecem que o Programa Estadual de Educação em Tempo Integral – Escola Educa Mais é um modelo de sucesso e que conta com excelentes resultados em Sergipe. Além disso, faz-se necessário destacar o comprometimento dos professores e de toda a equipe diretiva das unidades escolares", ressaltou Josué Modesto.
O diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, afirmou que o ensino médio em tempo integral prepara os estudantes para encontrarem soluções e serem capazes de propor melhoria na sociedade. "Este evento está na segunda edição e, na oportunidade, os estudantes abrilhantam e comprovam que as ações e iniciativas realizadas nas escolas mudam para melhor a vida desses jovens protagonistas. O Programa Estadual de Educação em Tempo Integral – Escola Educa Mais é uma realidade em Sergipe. Nossos discentes são solidários, autônomos e competentes", ressaltou.
De acordo com o educador, neste evento, foi possível detectar o protagonismo autêntico. A prova disso é que os estudantes dialogam com outros jovens. "Podemos constatar que as práticas pedagógicas estão consolidadas. Tais iniciativas promovem, além da melhoria da qualidade do ensino público, significativos avanços no âmbito educacional", ressaltou Daniel Lemos, ao explicar que o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral desenvolve as competências socioemocionais dos alunos.
Educa + Café
O Educa + Café é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com as ações do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral (NGETI). Participaram da atividade estudantes, coordenador pedagógico, coordenador administrativo e financeiro, gestor escolar das 42 unidades de ensino que aderiram ao Programa Estadual de Educação em Tempo Integral – Escola Educa Mais e os gestores e representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O diretor da DRE 5, Ibernon Alves de Mecena Júnior, elogiou a organização do evento. "O ensino médio em tempo integral é um marco no cenário educacional do Estado, tendo em vista que hoje o protagonismo juvenil, de fato, acontece nas escolas. A prova disso é que hoje esses estudantes estão aproveitando a oportunidade para sociabilizar as boas práticas pedagógicas e mostrar como eles desenvolvem estas iniciativas. Educação não é só conhecimento didático; são também práticas e vivências; faz com que o aluno possa interagir nas diversas áreas", realçou.
Resultados exitosos
Mônica Rodrigues, coordenadora do NGETI, destacou que o ensino médio em tempo integral é um modelo que gera resultados exitosos. "Contamos com aproximadamente 6.800 alunos matriculados nas 42 unidades escolares que aderiam ao Programa".
De acordo com ela, este modelo fomenta o protagonismo juvenil. "O jovem encara a escola como um porto seguro. Sendo assim, verificamos as boas práticas nas escolas com o aluno extremamente comprometido. Esse educando necessita apenas do incentivo que é dado no espaço escolar, e como educadores procuramos valorizar o potencial desse estudante", complementou Mônica Rodrigues.
Modelo de ensino
"A educação em tempo integral abre portas para oportunidades e conhecimento. Na unidade escolar, passei a conhecer e a identificar a importância de termos um projeto de vida, pois ele é a bússola para percorremos a estrada que nos levará à realização dos nossos sonhos", frisou a discente Jaciara Adria, da 1ª série do Centro de Excelência Prof Paulo Freire, em Aracaju.
Conforme a estudante, a partir das atividades na unidade escolar ela aprendeu a diferenciar sonhos de metas. "No projeto de vida, aprendemos que, para realizar sonhos, precisamos ter metas e objetivos. O estudo orientado é outro ponto relevante. A partir dele, o jovem exerce o protagonismo. Atualmente, estou ensinando os meus colegas os conteúdos relacionados à disciplina de química, matéria em que tenho certa facilidade. Dessa maneira, reconheço que sou protagonista", adicionou Jaciara Adria, ao elogiar as equipes diretiva e docente da unidade escolar.
Para Lisandro da Conceição, aluno da 2ª série, do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, este modelo de ensino promove o desenvolvimento de competências e habilidades. "O ensino médio em tempo integral além de nos oportunizar uma excelência acadêmica, nos prepara para nos tornamos um melhor ser humano para a sociedade. O projeto de vida, as disciplinas eletivas e o acompanhamento dos professores colaboram para esta realidade. Assim, somos protagonistas dentro e fora do espaço escolar", reconheceu.
Fórum de Protagonismo Juvenil
Neste segundo dia do evento, aconteceu também o Fórum de Protagonismo Juvenil, no qual os estudantes das escolas de tempo integral apresentaram as práticas e vivências desenvolvidas em suas respectivas unidades escolares e elaboraram, conjuntamente, uma mensagem com ideias a serem postas em prática nas 42 escolas de tempo integral.
A mensagem passada foi a de que o novo modelo de ensino já conta com excelentes resultados, ou seja, o Programa Estadual de Educação em Tempo Integral – Escola Educa Mais já é sinônimo de sucesso, pois conta também com o envolvimento e colaboração de professores altamente preparados. Segundo os estudantes, é imprescindível a valorização desses docentes.
O Fórum do Protagonismo Juvenil é uma das estratégias para dar visibilidade à presença dos estudantes no processo de melhoria contínua do projeto escolar. Para atender a este propósito, foram convidados dois estudantes de cada unidade escolar para apresentarem as melhores práticas em protagonismo juvenil, bem como a realização de discussões sobre os avanços e dificuldades identificadas e vividas.
Na perspectiva da melhoria contínua da formação dos jovens protagonistas, o Fórum promoveu o encontro dos estudantes das escolas integrantes do Programa para conhecerem as práticas desenvolvidas e refletirem acerca dos avanços. Dessa forma, foi possível promover junto aos discentes um espaço para socializar as melhores práticas e realizar uma análise propondo alternativas para solucionar as dificuldades.
A jovem Fláviana Santos Melo, aluna da 1° série, do Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo, em Capela, unidade escolar circunscrita à DRE 4, reconheceu que dialogar com outros estudantes foi um momento enriquecedor. "O dia hoje foi fantástico, marcado pela troca de experiências e informações. Parabenizo a Seed e a equipe da NGETI pela realização do evento. Em relação ao modelo de ensino, estou adorando pois entendemos que é possível realizarmos nossos sonhos", destacou.
Práticas pedagógicas e em gestão que se destacam
Na oportunidade, as unidades escolares que se destacaram com práticas exitosas foram premiadas com um computador. No quesito Práticas Pedagógicas, foram reconhecidos o Centro de Excelência Leandro Maciel, com Monitoria de Matemática; o Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa dos Santos, com Áreas de Vivência e Sustentabilidade, e o Centro de Excelência Gilberto Freire, com o projeto pedagógico Aprender Jogando História.
Já no que se refere a Práticas em Gestão, as unidades escolares homenageadas foram: Centro de Excelência Manuel Dantas, com Acompanhamento das Rotinas: Como Fazer?; Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, com Práticas Inovadoras no Conselho de Classe, e o Centro de Excelência João Costa, com Autosserviço: Uma Solução Viável Contra o Desperdício.
A docente de história do Centro de Excelência Gilberto Freire, Bárbara Sheila Gonçalves e Freitas Araújo, é orientadora do projeto pedagógico Aprender Jogando História. De acordo com a educadora, esta homenagem é de extrema importância. "A realização de projetos pedagógicos é essencial, pois o aluno tem que ser protagonista e atuar no espaço no qual está inserido. O projeto que oriento faz com que estes estudantes participem da aula, além disso, é uma forma de compreender o conteúdo de forma lúdica", ressaltou.
Boas práticas apresentadas
Os projetos apresentados da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), foram: Liderança Servidora, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense; Do Mato ao Prato "PANCs, do Centro de Excelência José Rollemberg Leite; Acolhendo amor, do Centro de Excelência Nelson Mandela; Acolhimento Protagonista, do Centro de Excelência John Kennedy; Liderança de Turma e Atuação do Clube do Protagonista, do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz; Clubes de Protagonismo, do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite; Biocafé Sustentável, do Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos; Clube do Protagonismo, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte; Controle de Desperdícios de Alimentos no Almoço a Partir da Prática Ética e Cidadã, do Centro de Excelência Santos Dumont; Cantando Y Bailando com Los Contenidos, do Centro de Excelência Professor Paulo Freire; Gentileza Gera Gentileza, do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza; Clube da Palavra, do Centro de Excelência Leandro Maciel; Recreio Científico, do Centro de Excelência Profª Maria das Graças Azevedo, e Protagonismo e Monitoria, do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria.
Os estudantes da Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1) compartilharam os resultados dos projetos: Práticas de Vivência em Protagonismo, do Centro de Excelência Senador Walter Franco (Estância); Jovens Protagonistas, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça (Indiaroba).
Os alunos da DRE 2 apresentaram: A Importância do Acolhimento para a Excelência Acadêmica e o Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil, do Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas (Lagarto) e Transformando e Conscientizando, do Centro de Excelência Milton Dortas (Simão Dias). Os discentes da DRE 3 apresentaram o projeto Um Ato de Amor, do Centro de Excelência Miguel das Graças (São Miguel do Aleixo) e os da DRE 4 foram os seguintes projetos: Organização Escolar, do Centro de Excelência Alcides Pereira (Maruim); Origami: Muito Além de Dobrar Papel, do Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo (Capela), e Dinâmicos Protagonistas, do Centro de Excelência Leandro Maciel (Rosário do Catete).
Os estudantes da DRE 5 apresentaram os projetos: Clube Disciplinar, do Centro de Excelência Cel. José Joaquim Barbosa (Siriri), e Transformando Ambientes Escolar a Partir das Ações do Protagonistas, do Centro de Excelência Doutor José de Melo Prado (Divina Pastora). Da DRE 6 foram: Dança – Meu Movimento, do Centro de Excelência Manuel Dantas (Cedro de São João); Ação e Reação Protagonista, do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa (Propriá); Clube do Protagonismo, do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo (Neópolis), e Leitura no Integral, do Centro de Excelência Dr. Leandro Maciel (Pacatuba).
Os jovens estudantes das unidades escolares circunscritas à DRE 7 apresentaram os projetos: Clube do Protagonismo, do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura (Itabi), e Protagonismo Solidário, do Centro de Excelência Nelson Rezende Albuquerque (Gararu). Da DRE 8 os projetos foram: Acolhimento: Uma Interação Entre Clube de Protagonismo, do Centro de Excelência Prof. Hamilton Alves Rocha (São Cristóvão); Embelezamento e Preservação Escolar, do Centro de Excelência de Educação Profissional Governador Seixas Dória (Nossa Senhora do Socorro); Prática e Vivência de Protagonismo- Clube de Solidariedade, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral (Nossa Senhora do Socorro); Desenvolvimento do Protagonismo Através dos Clubes, do Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo (Santa Rosa de Lima); Jornal Felisbello News, do Centro de Excelência Felisbello Freire (Itaporanga d´Ajuda), e Leitores Sem Fronteiras, do Centro de Excelência Gilberto Freire (Nossa Senhora do Socorro).
Já os educandos das unidades circunscritas à DRE 9, fizeram apresentação dos seguintes projetos: Acolhimento aos Demais Alunos da Escola no Turno da Tarde/Biblioteca Escolar, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito (Canindé de São Francisco); Clube do Protagonismo, do Centro de Excelência 28 de Janeiro (Monte Alegre) e Clube e Lideranças de Turma, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa (Nossa Senhora da Glória).
Apresentações culturais
Integrando a programação do Educa + Café, apresentações culturais realizadas pelos professores abrilhantaram o evento. Os docentes Marcelo Rodrigues, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, e Glauber Martins, do Centro de Excelência Joana de Freitas, cantaram a música "Se", interpretada por Djavan, e "Olhos Coloridos", interpretada por Sandra de Sá. José Augusto de Souza, professor e técnico da DRE 8, fez a leitura do texto de sua autoria: Avaliação do Educa + Café.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

















