ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS

Prezado(a) candidato(a),

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cutura – SEDUC, atendendo ao que preconiza os artigos 37 e 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBN nº 9.394/96, proporciona à população sergipana os Exames de Certificação nos níveis Fundamental e Médio. Os Exames consistem um conjunto de provas que versam sobre disciplinas obrigatórias para cada nível de ensino, sendo destinados àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade adequada.

As provas dos Exames Supletivos ofertadas pelo SEED/SE acontecem de duas formas:

 * ATRAVÉS DO ENCCEJA   – Anualmente, nos horários, dias e locais estabelecidos em Edital do ENCCEJA, a ser divulgado pelo INEP/MEC.

 * EM REGIME ESPECIAL – Para candidatos aprovados em processo seletivo para ingresso na Educação Superior e/ou em concurso público, quando devidamente comprovado. Esses acontecem semanalmente em datas, locais e horários definidos pela Divisão de Exames e Certificação – DIEX/SEJA/DED/SEED.

Para a solicitação de provas em REGIME ESPECIAL é necessário que o candidato possua a idade mínima de 15 (quinze) anos completo para o Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos completo para o Ensino Médio até a data de realização da 1ª prova., apresente documento atualizado que comprove a sua aprovação  no vestibular ou concurso público, no horário das 08 h às 13h na Divisão de Exames e Certificação, localizada na Rua Gutemberg Chagas, 169 – Bairro Inácio Barbosa – Aracaju/SE.

A avaliação do candidato pelos exames de Certificação, ofertados pela SEDUC, se dará por meio do conjunto de provas dos diversos componentes curriculares para cada nível de ensino. Sendo a nota mínima para aprovação correspondente a cinco (5,0).

Para aprovação no Ensino Fundamental é necessário que o candidato(a) seja aprovado(a) nas nove disciplinas obrigatórias:

1 – Português;

2 – Matemática;

3 – História;

4 – Geografia;

5 – Ciências;

6 – Arte;

7 – Educação Física;

8 – Redação;

9 – Língua Estrangeira – Inglês.

Já para conclusão do Ensino Médio é necessário que o candidato(a) seja aprovado(a) no conjunto das treze disciplinas obrigatórias:

1 – Português e Literatura;

2 – Matemática;

3 – História;

4 – Geografia;

5 – Química;

6 – Física;

7 – Biologia;

8 – Arte;

9 – Educação Física;

10– Redação;

11 – Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol;

12 – Sociologia;

13 – Filosofia.

 

Aos candidatos (as), a Certificação que não lograrem aprovação na 1ª prova a que foram submetidos, terão direito a realizar mais 2 (duas) provas por disciplina durante o ano civil em curso.

Os candidatos (as) também podem solicitar certificação através dos resultados do Exame Nacional de Certificação – ENCCEJA e dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, observadas as especificidades de cada um, conforme Portaria SEDUC nº 8.466/2019.

De acordo com Art. 47 § 2º da LDB nº 9.494/96, os (as) candidatos(as) podem solicitar aproveitamento de estudos para certificação em um dos seguintes casos :

1 – Disciplinas que logrou êxito na última série do Ensino Fundamental (9º ano) ou na última série do ensino Médio (3º ano);

2 – Disciplinas que logrou êxito correspondentes a cada área de conhecimento do ENCCEJA/ENEM;

 

Área do Conhecimento

Disciplinas

Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol/ Inglês), Arte e Educação Física.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Sociologia e Filosofia

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Redação

Redação

 

3 – Disciplinas que logrou êxito em escolas de  EJA Modular;

4 – Disciplinas que logrou êxito através de Exames de Suplência.

Para aproveitamento de estudos é necessário que o candidato apresente um dos seguintes documentos, a depender da situação:

            1 – Histórico original constando instituição em qual estudou, período, quais componentes curriculares, notas, carga horária e observações pertinentes;

            2 – Boletim do ENCCEJA com notas;

            3 – Declaração de Proficiência do IFS,  para os candidatos(as) que indicaram a instituição como certificadora, a partir do ano de 2019;

            4 – Boletim do ENEM   para os candidatos(as) que indicaram a SEED/SE como  instituição certificadora no período de 2014 a 2016.

Por fim, sugerimos aos candidatos lerem as Portarias que se encontram disponibilizadas no Portal do Supletivo (www.seduc-prod.seduc.se.gov.br/supletivo/), a fim de que possam conhecer melhor o processo.

                                                                                                           Coordenação dos Exames Supletivos – DED/SEED