Festival Estudantil de DEArtes chega à 3ª edição com apresentações de poesia, dança, música e teatro

Evento pedagógico e cultural reuniu estudantes da Rede Pública Estadual de Aracaju no Teatro Atheneu

Autora: Jennifer Nyrla (estagiária)

Nos dias 13 e 14 de agosto, o Teatro Atheneu, em Aracaju, foi palco da 3ª edição do Festival Estudantil DEArtes, um evento pedagógico e cultural promovido pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). A iniciativa reúne mais de 89 apresentações das 77 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino que integram a DEA e busca valorizar a produção artística dos estudantes ao longo do ano letivo, em suas diversas linguagens. 

Segundo a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães, o festival é uma forma de as escolas e os estudantes apresentarem seus projetos envolvendo cultura e arte. “Essa é uma forma que a gente tem de valorizar a cultura, de valorizar as artes e, nestes dois dias, tivemos muitas apresentações de dança, de canto, de teatro e de artes plásticas. E isso também é importante, pois promove uma troca de experiência entre os estudantes”, destacou. 

O festival tem como foco a socialização dos conhecimentos e produções artísticas realizadas pelos alunos, de forma individual ou coletiva, incentivando a criatividade, o intercâmbio cultural entre as escolas e a inclusão social. As apresentações englobam diversas linguagens, como poesia, dança, música e teatro, evidenciando a pluralidade artística presente nas unidades de ensino.

Para o estudante do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, José Máximo, a coreografia da apresentação de dança vem sendo desenvolvida há um ano. Segundo ele, o período de ensaios e preparação serve como uma forma de testar as habilidades de cada integrante do grupo, garantindo que a equipe entregue uma apresentação de qualidade. “Nossa apresentação foi surreal. Ano passado conquistamos o 2° lugar no festival e, este ano, nos esforçamos ainda mais para, quem sabe, alcançar uma colocação melhor”, frisou.

Já a estudante Júlia Martins explicou que a coreografia foi elaborada a partir de uma mistura de músicas pop, por ser um dos ritmos que mais animam o público, além de representar uma forma de expressar a identidade do grupo. “Nesta edição, estamos muito mais empenhados em apresentar uma coreografia que mostre quem realmente somos. Pensamos em um remix com várias músicas para que a apresentação ficasse bem animada”, ressaltou.

A professora do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte e orientadora do grupo de dança, Wilma Souza, destaca que a preparação para o festival é fruto de um trabalho contínuo. “No ano passado, eles participaram do evento e conquistaram o segundo lugar. Desde então, seguimos ensaiando durante todo o ano, aproveitando os horários de eletiva e de estudo orientado. Não foi algo decidido de última hora e, sim, planejado e ensaiado com antecedência. Eles gostam muito do pop e do eletrônico, por isso optamos por um pot-pourri de várias músicas, para compor a coreografia”, explicou.

Com um viés pedagógico, o DEArtes está alinhado às 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase a áreas como conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, comunicação, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento, empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania.  

Fotos: Maria Odília

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