Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
Com o objetivo de apoiar a reestruturação dos Fóruns Municipais de Educação, orientar e dirimir possíveis dúvidas quanto ao que cabe aos fóruns no acompanhamento e monitoramento dos Planos Municipais de Educação, o Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE/SE) promoveu mais uma reunião, desta vez presencial, no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju. Durante o encontro também foram apresentadas orientações acerca da plataforma +PNE e o Plano de Ações Articuladas.
A coordenadora do FEE/SE, professora Jociela Morais, destacou que a reunião visa ainda ao fortalecimento do regime de colaboração com os municípios. “Hoje o nosso foco é realmente pensar no plano e pensar o que o Fórum Estadual e os Fóruns municipais de educação têm a ver com esse plano, quais as nossas atribuições e o que será preciso executar; então a gente vai trazer algumas reflexões, sensibilizar a todos para que lá na ponta consigamos realizar o que nos cabe enquanto coordenadores”, explicou.
No que diz respeito ao apoio à reestruturação dos Fóruns Municipais de Educação, Jociela Morais pontuou que “todos os nossos municípios têm os fóruns instituídos, mas nem todos estão funcionando. Temos um número muito pequeno de fóruns em ativa, então é preciso haver essa reativação. Para esse momento, nada melhor do que trazer um coordenador, Cleberton Almeida, que passou por todo esse processo para reestruturar o seu fórum a fim de poder servir como colaborador, apresentando dicas e demais orientações”.
O coordenador do Fórum de Educação de Rosário do Catete, Cleberton Almeida de Oliveira, que também é membro do Fórum Estadual como representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro/SE), explicou como se deu a reestruturuação do Fórum no seu município. “O Fórum Municipal é composto de diversos segmentos e muitas das vezes esses segmentos acabam perdendo o vínculo, sendo necessária a recomposição. Feito isso, será preciso formalizar em decreto para que a gente esteja caminhando legalmente. Em seguida, é o momento de convocar os membros de cada segmento e fazer uma cerimônia de posse, ocasião em que são apresentadas a importância e atribuições do Fórum”, disse.
Quem também participou do evento foi o coordenador geral de Apoio às Redes e Infraestrutura Educacional do MEC, professor Alexsander Moreira, de forma virtual. Ele apresentou as funcionalidades e atribuições da plataforma +PNE, sobretudo a sua importância; apresentou a relação do Plano de Ações Articuladas (PAR) com o Plano Nacional de Educação (PNE), esmiuçando as leis, entre outros aspectos. O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga, foi outro colaborador do encontro. Ele destacou pontos que devem ser observados pelos municípios para o monitoramento dos planos.








