Gincana do Colégio Estadual Tobias Barreto arrecada meia tonelada de alimentos para instituições sociais

Gêneros alimentícios foram doados a três instituições de caridade

Autor: Silvio Oliveira

O Colégio Estadual Tobias Barreto, localizado em Aracaju, realizou nesta sexta-feira, 31, a culminância da gincana Avança Terceirão, envolvendo mais de 300 alunos e professores do ensino médio da unidade escolar. A metodologia da gincana solidária envolvendo 10 turmas arrecadou mais de 500 kg de gêneros alimentícios para as instituições sociais Centro de Integração Raio de Sol, Instituto Joanna de Ângelis e Externato São Francisco.

A gincana foi idealizada para estimular os alunos a participarem com mais afinco das atividades do ‘Terceirão’, na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A maioria das atividades estavam atreladas ao desempenho em simulados e provas, risco escolar, frequência, entre outros, fazendo com que os alunos participassem mais ativamente das ações escolares. Além disso, houve também arrecadação de mais de 2.000 itens de alimentos (flocão de milho, arroz, feijão, farinha, macarrão, entre outros itens), perfazendo um total de mais de 500 kg.

A diretora Silvia Maria destacou que chamou atenção o engajamento, parceria e comprometimento dos alunos nas atividades. “Fico feliz com a parceria de todo o corpo docente, que, na função de padrinho e madrinha, deu um verdadeiro show de talentos, criatividade e dedicação, contribuindo diretamente para o desempenho escolar e o fortalecimento dos laços entre professores e alunos. Agradeço aos professores Rone, Herbert, Edjane, Rose, Cátia, Juliana e Niviane, por aceitarem o desafio e, ao longo do ano, cumprirem com ética, garra e determinação todas as etapas da Gincana do Terceirão 2025”, afirmou.

O estudante Luiz Meço, do 3º ano do ensino médio, contou que, na semana passada, todas as turmas de terceiros anos se reuniram em um clima de união, competição e muita diversão. “Foram dias intensos, cheios de atividades  criativas, risadas e espírito de equipe. Cada turma deu o seu melhor, especialmente o 3° F, que ficou no top 3, mas o mais importante foi ver todo mundo junto, vibrando e fazendo parte desse momento que vai ficar na memória”, disse.

Para o estudante, os dias em que se arrecadaram os alimentos foram muito especiais, já que os alunos romperam a rotina acadêmica e passaram em lugares diferentes com a intenção de ajudar o próximo. “O sentimento de estar com os colegas em prol do bem comum foi incrível. Foi uma experiência que mostrou o quanto somos fortes e unidos nessa reta final do colégio”, afirmou.

Durante o ano, os alunos participaram de tarefas pedagógicas e solidárias que movimentaram toda a escola, a exemplo das atividades referentes à redução do risco escolar e da evasão, melhoria da frequência e da participação nas aulas, desempenho e comprometimento nos simulados internos, engajamento nas avaliações externas (Sistema de Avaliação da Educação Básica/Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe), campanhas e rifas solidárias para apoiar ações sociais, criação de trends e homenagens no Dia dos Professores, produção da retrospectiva do Terceirão, entre tantas outras ações que mostraram o quanto nossos jovens são criativos, solidários e comprometidos.

“Superaram dificuldades, cansaço e desmotivação e seguiram firmes, com espírito de equipe e amor pela escola. Todos venceram, porque aprenderam que educar é também construir juntos, com empatia, esforço e cooperação”, afirmou a diretora Silvia Maria.

Fotos: Unidade escolar

Notícias Anteriores