Governo cumpre cronograma e mais obras em escolas estaduais em Aracaju entram na reta final

Por Silvio Oliveira
Fonte: Ascom/ Seduc

Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral, Conservatório de Música de Sergipe e Escola Estadual Profa. Aurea Melo deverão ser entregues nos próximos meses totalmente reformados, modernizados e ampliados

 

Cumprindo uma agenda de visitas aos canteiros de obras de unidades escolares estaduais em Aracaju, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) vistoriaram nesta sexta-feira, 16, a infraestrutura do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, do Conservatório de Música de Sergipe e da Escola Estadual Professora Aurea Melo.

 

A primeira escola a ser visitada, o Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, localizada no conjunto Juscelino Kubitschek, zona oeste de Aracaju, está com 99% da obra concretizada. O colégio passa por ajustes, e até o final de fevereiro a comunidade escolar passará a usufruir de uma unidade escolar nova, moderna e acolhedora.

 

“Estivemos no Joaquim Vieira Sobral em diversas oportunidades. A escola está pronta, a secretaria já está funcionando, faltam alguns ajustes. Estamos sintonizando tudo para que entreguemos no final de fevereiro e já iniciemos no prédio novo em março”, explica o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

As obras de modernização e ampliação totalizaram um investimento de R$ 2.822.927,99. Com o término da obra, os mais de 550 estudantes usufruirão do aumento da quantidade de seis salas para oito, totalmente climatizadas, espaços pedagógicos com laboratórios e salas multimídias, almoxarifado, arquivos, despensas, cozinhas ampliadas, quiosques com pergolados na parte externa, além de toda a infraestrutura de serviços, segurança e lazer, contando com uma quadra coberta com vestiários.

 

A diretora do colégio, Alessandra Souza, destaca que a expectativa é muito grande, já que o prédio teve de ser fechado em 2016 por questões técnicas. Os alunos tiveram que ir para um outro prédio e, segundo a diretora, o sentimento de pertencimento da comunidade escolar foi guardado. “Com a entrega do prédio escolar, estamos ansiosos para que esse sentimento volte. A procura pela matrícula foi maravilhosa. São mais de 550 alunos matriculados no Ensino Fundamental – dos sextos aos nonos anos – e no Ensino Médio”, disse.

 

Conservatório de Música

 

Depois da visita ao Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, a comitiva passou pelo tradicional Conservatório de Música de Sergipe, no Centro de Aracaju. Considerada a principal escola profissionalizante de Música do Estado, a unidade passa por requalificação total da Sala Villa-Lobos, adequação de acessibilidade, intervenções de isolamento acústico; execução de rampas e escadas; revisão da cobertura, das esquadrias e de toda a rede elétrica do prédio e do auditório; reforma dos banheiros; instalações hidrossanitárias e de combate a incêndio; serviço de climatização; e implantação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

 

Sala Villa-Lobos

 

Considerada a sala de concertos com a melhor acústica do Nordeste, o Governo do Estado entregará nos próximos dias a Sala Villa-Lobos, no Conservatório de Música. O espaço está com as obras finalizadas, recebendo pela primeira vez rampas de acesso, além da implementação do sistema de acústica. São 400 lugares em um anfiteatro considerado de médio porte em localização privilegiada no Centro de Aracaju.

 

Com a entrega da Sala Villa-Lobos, a qual já foi elogiada por Baden Powell e grandes músicos que passaram por lá, ela voltará a ser referência nacional com a promoção de novos concertos e eventos culturais. “O auditório tem uma acústica fantástica, um lugar lindo. Está pronto para entregarmos por esses dias à comunidade sergipana. E não é só a sala. Fizemos a reforma de toda a drenagem do prédio do Conservatório, considerado uma obra de engenharia”, finaliza o secretário Zezinho Sobral.

 

Escola Estadual Professora Áurea Melo

 

A última vistoria do dia ocorreu na Escola Estadual Professora Áurea Melo, no bairro Soledade, unidade que oferta o Ensino Fundamental inicial (1º ao 5º ano). Lá, a equipe da Seduc verificou que a obra, iniciada em julho de 2023, também está em ritmo acelerado. Com um valor de investimento orçado em R$ 574.925,72, a escola contará com acessibilidade, sistema de combate a incêndio e pânico, além de receber total climatização das instalações.

 

Acompanhado da diretora de Educação de Aracaju, professora Gilvânia Guimarães, e do diretor do setor de Engenharia da Seduc, Valdir Pinto, o secretário Zezinho Sobral percorreu toda a escola e conversou com os responsáveis pela obra para que garantam a entrega ainda neste semestre.

 

O diretor da escola, Gustavo Aragão, acompanhado da representante da comunidade no Conselho Escolar, Maria Gelenilde Barbosa, destacou que a unidade escolar completa 55 anos de história em 2024, e a entrega do espaço totalmente modernizado será um presente para a comunidade escolar. “A gente fica muito feliz com a oportunidade que o governo dá, ao reformar este prédio em um excelente momento. É uma comunidade que necessita, e a escola é parte essencial para o desenvolvimento social e humano. A gente vê que a escola está se ressignificando como espaço social, e a gente fica muito feliz com isso”, afirmou.

 

 

 

Notícias Anteriores