Governo de Sergipe garante logística integrada para o desfile de 7 de Setembro

As ações coordenadas de saúde, segurança e estrutura oferecem tranquilidade ao público durante o evento na capital sergipana

Por Izabela Campos (estagiária)

Em mais um ano de comemoração à Independência do Brasil, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), organizou uma ampla logística para garantir segurança e bem-estar ao público presente no tradicional desfile de 7 de Setembro, na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju. Com a participação de diferentes órgãos estaduais e da Prefeitura Municipal, a operação engloba saúde, segurança, transporte e a logística completa para o funcionamento seguro da celebração.

Cuidado e atenção durante o evento

Durante o desfile, os espectadores puderam contar com a assistência da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com pontos de apoio distribuídos em locais estratégicos e técnicos de saúde disponíveis para atendimentos imediatos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve atuante ao longo da celebração. Com diversas ambulâncias a postos para qualquer intercorrência, a população seguiu curtindo o evento de forma despreocupada.

“O Samu está presente em pontos estratégicos para garantir agilidade no atendimento durante o desfile. Contamos com uma Unidade de Suporte Avançado, posicionada em frente ao palanque do governo, além de viaturas de suporte básico e motolâncias distribuídas ao longo da avenida. Essa estrutura é fundamental para reduzir o tempo de resposta, considerando os bloqueios na região, e assegurar um atendimento rápido a possíveis ocorrências, seja por mal-estar causado pelo calor ou por eventuais traumas”, explica a médica do Samu, Fernanda Karolina.

Equipes de proteção ao público

Para assegurar o cuidado com os visitantes, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) se fez presente no evento com 400 policiais militares distribuídos ao longo da avenida e em áreas de maior circulação. A estratégia deu, ainda, atenção especial aos pontos de embarque e desembarque dos estudantes participantes do desfile.

“A Polícia Militar do Estado de Sergipe, neste ano, empregou 400 homens na segurança do evento, além dos efetivos que desfilaram. Nós temos no desfile todas as unidades pertencentes à PM do Estado, como também as viaturas do desfile motorizado”, informa o Tenente Coronel Gladston da Polícia Militar e comandante do policiamento no evento.

Apoio da Seed

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em mais um ano de celebração à independência brasileira, esteve à frente da organização do desfile. Para garantir o bem-estar físico daqueles que foram prestigiar o desfile, foram distribuídos oito pontos de hidratação para que o público mantivesse seu suprimento de água em dia. Além do ponto principal na entrada da Barão de Maruim, foram posicionadas estações de reidratação em ruas concomitantes à avenida principal.

Esforço conjunto com a Prefeitura

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foi a responsável pelo direcionamento do trânsito, organizando os acessos e garantindo a mobilidade no entorno do evento. A medida teve o principal objetivo de facilitar o fluxo de veículos e a segurança dos pedestres.

“Os agentes foram posicionados em pontos estratégicos para facilitar o trânsito de veículos e garantir maior mobilidade também para os pedestres. Essa atuação acontece durante todo o evento, tanto no período da manhã quanto no da tarde, que deve ser encerrado por volta das 17 horas”, esclarece o agente Calixto da SMTT.

Fotos: Maria Odília e Izabela Campos

Notícias Anteriores