Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
A SEED entrega aos sergipanos a sexta unidade de ensino reformada, apenas em 2016
Em Poço Redondo, no sertão sergipano, o Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva recebe os professores e os estudantes matriculados para o ano letivo 2016 com novas e melhores condições de acolhimento, resultantes das obras de intervenções físicas realizadas no prédio da unidade pelo Governo de Sergipe, que por meio da SEED, aplicou o montante de R$ 434.162,24 na reforma e ampliação da escola.
Essa obra foi oficialmente entregue à população sergipana pelo governador do Estado, Jackson Barreto, e pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, nessa sexta-feira, 29, em solenidade concorrida. O evento contou com a presença do prefeito municipal, Roberto de Araújo, de lideranças políticas da região e de moradores da comunidade local.
Durante sua visita às novas instalações do Colégio Justiniano de Melo Silva, Jackson Barreto dialogou com um grupo de estudantes que reivindicava melhorias complementares para a unidade, e um reforço no quadro de servidores da escola. De pronto e em público, o governador assumiu o compromisso com os alunos de que até o final do mês de maio eles terão suas solicitações atendidas.
"São justas as reivindicações, mas não podemos deixar de reconhecer o que foi feito nessa escola que, como quem conhece sabe, é praticamente uma nova escola, se comparada a sua estrutura antes e depois da reforma", disse Jackson durante seu discurso.
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, ressaltou as novidades que a SEED passou a oferecer aos estudantes do Justiniano após a conclusão das obras de reforma e ampliação do prédio da escola. De acordo com o secretário, o colégio conta agora com um laboratório de ciências e teve o seu laboratório de informática e sua biblioteca totalmente reestruturados.
"Está sendo feito um esforço enorme por parte do governo Estadual para superar as dificuldades financeiras e continuar investindo para modernizar e reestruturar toda nossa rede de ensino, passando com isso a oferecer uma educação pública de qualidade aos 160 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais", afirmou Jorge Carvalho.
Intervenções
Com o investimento feito pelo Governo de Sergipe no Justiniano foi possível adaptar as estruturas do prédio às normas técnicas de acessibilidade e realizar uma série de melhorias físicas na escola, como a troca do revestimento cerâmico e uma revisão nas instalações hidrossanitárias.
A rede elétrica do Justiniano de Melo e Silva foi totalmente refeita e agora está adaptada para receber aparelhos climatizadores de ar, e a cozinha foi acrescida de uma casa de gás.
Para auxiliar os professores no processo de ensino e melhorar a aprendizagem dos 474 alunos matriculados no ensino médio, o Justiniano de Melo e Silva conta agora com modernos laboratórios de Ciências e de Informática. De acordo com Jorge Carvalho, as melhorias e novidades abrangem toda a escola.
"Fizemos uma recuperação geral das estruturas em concreto armado e substituímos o revestimento cerâmico das paredes, as portas de madeira e as esquadrias de alumínio", afirma o técnico do Departamento de Engenharia, Valdir Pinto, ao acrescentar que parte do muro da unidade escolar foi substituída por um gradil.
Agora padronizado, o Colégio Justiniano de Melo e Silva ganhou um pórtico na entrada, e todas as dependências da unidade foram forradas com PVC, e após a reforma, todas as paredes da escola receberam uma nova pintura.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}









